Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Grupo EQM recebe prêmio Mérito Aurora Pernambucana de Imprensa

Associação de Imprensa de Pernambuco homenageia o empresário Eduardo Monteiro e o colunista da Folha de Pernambuco, Carlos Britto, entre os 25 agraciados na edição 2025
Joni Ramos representou Eduardo de Queiroz Monteiro no Prêmio Mérito Aurora Pernambucana de Imprensa 2025
Joni Ramos (ao centro) representou Eduardo de Queiroz Monteiro no evento. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

O empresário e presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, foi um dos homenageados no Prêmio Mérito Aurora Pernambucana de Imprensa 2025, promovido pela Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (5), no auditório Ênio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e reuniu profissionais e instituições que se destacam na defesa da liberdade de imprensa.

Eduardo Monteiro foi representado no evento pelo assessor especial da presidência do Grupo EQM, Joni Ramos. Também esteve presente o diretor Executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi.

“Um reconhecimento muito grande da AIP ao Dr. Eduardo Monteiro, que fez história através da Folha de Pernambuco e com o Movimento Econômico, incentivando bastante o jornalismo livre e aberto”, destacou Ramos.

O prêmio, criado em 2011, havia sido suspenso desde 2019 e retornou em 2025 com a proposta de valorizar novamente quem contribui de forma ativa para o jornalismo pernambucano. Esta edição foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (3 de maio), com 24 homenageados escolhidos com base em critérios definidos no regimento da AIP.

Carlos Britto ao lado do assessor da EQM em prêmio da AIP
Carlos Britto ao lado de Joni Ramos. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

Colunista Carlos Britto também foi homenageado

Entre os agraciados também esteve o jornalista e colunista político Carlos Britto, que integra o time da Folha de Pernambuco. Reconhecido por sua atuação editorial e pela credibilidade na análise política, Britto se destacou como um dos profissionais que mantêm vivo o jornalismo opinativo e comprometido com os fatos.

- Publicidade -

“A Folha de Pernambuco tem feito uma história linda no jornalismo de Pernambuco. Chegou no momento em que ninguém acreditava, e quando tá todo mundo parando de produzir jornal, a Folha continua. E cada dia que fica mais difícil, a gente segue em frente com nosso compromisso de informar as pessoas, de prestar o serviço, de estar ao lado da comunidade nessa caminhada que é tão difícil, mostrando toda a verdade, colocando lá os fatos, pra formar a opinião das pessoas”, declarou Britto.

Defesa da imprensa livre

O senador Fernando Dueire (MDB) também foi um dos agraciados com o prêmio e destacou que trabalha todos os dias no Senado Federal por uma imprensa livre. “É um reconhecimento que me toca muito. A AIP é uma entidade praticamente secular, no próximo ano completa 95 anos. E a AIP representa a informação, os valores que uma sociedade precisa”, disse. 

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) também foi um dos 25 homenageados. Para ele, a premiação é fruto do trabalho desenvolvido no Congresso Nacional. “Sem dúvida isso mostra que esse reconhecimento é fruto dos 20 anos que nós estamos representando Pernambuco no Congresso Nacional e eu só tenho que parabenizar a imprensa pernambucana pelo grande trabalho que é realizado no nosso estado e no Brasil”, pontuou. 

Já o deputado estadual Antônio Moraes (PP), que também recebeu a homenagem da AIP, ressaltou a relevância da Associação da Imprensa de Pernambuco. “A AIP é uma entidade  que vai completar 95 anos na defesa do jornalismo pernambucano. É um motivo de muito orgulho receber essa homenagem”.

Valorização do jornalismo

O presidente da AIP, Múcio Aguiar, reforçou que a missão da Associação vai além da memória. “Preservar a memória do Jornalismo Pernambucano não é somente reverenciar os que já faleceram, mas também reconhecer aqueles que estão entre nós na missão escolhida.”

A vice-presidente da entidade, Andréa de Carvalho, destacou que não há qualquer contrapartida financeira na escolha dos homenageados. “Uma das prioridades é garantir que o reconhecimento seja autêntico, baseado no impacto do trabalho prestado à sociedade, especialmente quando se trata de profissionais que trabalham pela imprensa livre e pelo direito à informação.”

Todos os homenageados pela AIP

Jornalistas: Arthur Carvalho, Bianka Carvalho, Carlos Britto, Eliana Victorio, Elias Roma Filho, Inah Torre (in memoriam), João Alberto, Leandro Magalhães, Luiz Felipe Moura e Ricardo Guerra. Radialistas: Jota Ferreira e Reinaldo Belo. Empresas: Agência de Notícias Xinhua, Diario de Pernambuco, TV Asa Branca, TV Guararapes, TV Nova e TV Tribuna. Empresário: Eduardo Queiroz Monteiro. Políticos: senador Fernando Dueire, deputado federal Eduardo da Fonte e deputado estadual Antônio Moraes. Engenheiro: Cesar Calumbi. Colaboradora da AIP: Suely Campos.

*Com informações da Folha de Pernambuco

Leia mais:

Haddad anuncia que pretende acelerar desoneração de data centers

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -