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Os 18 principais portos públicos e privados do Nordeste movimentaram 336,2 milhões de toneladas em 2024, registrando um crescimento de 4,2% em relação a 2023. O desempenho da região superou a média nacional, que avançou 1,18%, alcançando um novo recorde de 1,32 bilhão de toneladas movimentadas no país.
O Nordeste consolidou sua relevância no setor portuário, impulsionado pelo desempenho positivo dos principais terminais da região. As operações de longo curso e carga conteinerizada foram os principais motores desse crescimento. Os números de janeiro a dezembro de 2024 estão disponibilizados no Estatístico Aquaviário do site da Antaq.
Como 95% das exportações brasileiras passam pelos portos, o aumento na movimentação reflete diretamente os ganhos na balança comercial do país. Em 2024, o Brasil registrou um superávit histórico de US$ 74,5 bilhões, evidenciando a relevância dos portos para a economia nacional.
Maranhão lidera movimentação portuária no Nordeste
O Maranhão registrou o maior volume de cargas da região, com 223,7 milhões de toneladas, crescimento de 3,56%. Esse resultado foi impulsionado principalmente pelo Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, operado pela Vale S.A., que movimentou 175,98 milhões de toneladas de minério de ferro, um avanço de 5,68%. O terminal da Alumar, voltado para alumínio, respondeu por 14,1 milhões de toneladas.
Já o Porto do Itaqui, principal porto público do estado, movimentou 33,9 milhões de toneladas, mas registrou uma queda de 6,73% em relação a 2023. Os combustíveis e os grãos se mantiveram entre as principais cargas. O transporte de milho apresentou crescimento de 7,4%, chegando a 4,1 milhões de toneladas.
Bahia mantém posição de destaque
A Bahia foi o segundo estado com maior movimentação portuária no Nordeste, atingindo 42,8 milhões de toneladas, um crescimento de 2,30%. Os três principais portos baianos – Salvador, Aratu e Ilhéus – tiveram desempenhos positivos.
O estado se destacou na carga conteinerizada, que cresceu 36,81%, alcançando 5,2 milhões de toneladas. O segmento de petróleo e derivados continuou sendo o mais expressivo, com 13,5 milhões de toneladas transportadas. Já a movimentação de soja cresceu 5,2%, totalizando 5,2 milhões de toneladas.
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Pernambuco avança com carga conteinerizada
A movimentação total em Pernambuco chegou a 26,5 milhões de toneladas, um avanço de 4,35% frente a 2023. O destaque foi o crescimento da carga conteinerizada, que aumentou 20,92%, atingindo 7,0 milhões de toneladas.
O Porto de Suape, principal terminal do estado, movimentou 24,8 milhões de toneladas, um crescimento de 3,44%. Entre os produtos que mais cresceram, destacam-se o gás de petróleo, que avançou 10,5% e atingiu 2,2 milhões de toneladas, e o açúcar, que teve alta de 8,7%, totalizando 835 mil toneladas.
Ceará registra maior crescimento percentual
O Ceará teve um crescimento de 11,1%, movimentando 23,9 milhões de toneladas entre os portos de Fortaleza e Pecém. O aumento foi impulsionado pelo granel sólido, que atingiu 10,5 milhões de toneladas, e pela carga conteinerizada, que somou 7,1 milhões de toneladas.
O minério de ferro teve uma alta de 8,4%, alcançando 5,4 milhões de toneladas, enquanto o carvão mineral cresceu 6,2%, atingindo 2,8 milhões de toneladas.
Redução nos demais estados nordestinos
Por outro lado, estados como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentaram quedas na movimentação portuária em 2024. Em Alagoas, a movimentação total caiu 2,22%, com 3,3 milhões de toneladas movimentadas, puxadas pela queda de 1,68% no granel sólido. Na Paraíba, a retração foi de 8,11%, totalizando 1,2 milhão de toneladas, afetada pela queda de 25,86% no granel sólido.
No Rio Grande do Norte, a redução foi de 13,24%, com 6,8 milhões de toneladas e destaque negativo para a movimentação de contêineres, que despencou 84,81%. Em Sergipe, a movimentação total caiu 5,27%, com 1,4 milhão de toneladas, afetada pela redução de 27,55% no granel sólido.
Investimentos nos terminais portuários do Nordeste até 2026
O setor portuário do Nordeste contará com investimentos próximos a R$ 4 bilhões até 2026, com novos terminais e ampliações previstas em diversos estados. As concessões e arrendamentos planejados visam impulsionar a movimentação de contêineres, granéis sólidos e líquidos, além da infraestrutura para passageiros.
Dentre os principais projetos, estão a construção de um terminal de contêineres em Fortaleza (CE), um terminal de granel sólido no Porto de Natal (RN) e um terminal de passageiros em Maceió (AL). No Porto de Itaqui (MA), será construído um terminal de granel vegetal com o maior investimento da região, de R$ 1,56 bilhão. O Nordeste integra a maior carteira de investimentos portuários da história do país, com um total de R$ 20 bilhões até 2026.
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