Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Movimentação portuária do NE supera média nacional em 2024

Os 18 terminais do Nordeste movimentaram 336,2 milhões de toneladas em 2024, registrando um crescimento de 4,2%, acima da média de 1,18% da carga portuária no Brasil
Terminal marítimo porto Ponta da Madeira Vale S.A. Maranhão movimentação portuária
Terminal de Ponta da Madeira, privativo da Vale S.A. no Maranhão, foi o que teve a maior movimentação portuária no Nordeste em 2024. Foto: Vale S.A./Divulgação

Os 18 principais portos públicos e privados do Nordeste movimentaram 336,2 milhões de toneladas em 2024, registrando um crescimento de 4,2% em relação a 2023. O desempenho da região superou a média nacional, que avançou 1,18%, alcançando um novo recorde de 1,32 bilhão de toneladas movimentadas no país.

O Nordeste consolidou sua relevância no setor portuário, impulsionado pelo desempenho positivo dos principais terminais da região. As operações de longo curso e carga conteinerizada foram os principais motores desse crescimento. Os números de janeiro a dezembro de 2024 estão disponibilizados no Estatístico Aquaviário do site da Antaq.

Como 95% das exportações brasileiras passam pelos portos, o aumento na movimentação reflete diretamente os ganhos na balança comercial do país. Em 2024, o Brasil registrou um superávit histórico de US$ 74,5 bilhões, evidenciando a relevância dos portos para a economia nacional.

Maranhão lidera movimentação portuária no Nordeste

O Maranhão registrou o maior volume de cargas da região, com 223,7 milhões de toneladas, crescimento de 3,56%. Esse resultado foi impulsionado principalmente pelo Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, operado pela Vale S.A., que movimentou 175,98 milhões de toneladas de minério de ferro, um avanço de 5,68%. O terminal da Alumar, voltado para alumínio, respondeu por 14,1 milhões de toneladas.

Já o Porto do Itaqui, principal porto público do estado, movimentou 33,9 milhões de toneladas, mas registrou uma queda de 6,73% em relação a 2023. Os combustíveis e os grãos se mantiveram entre as principais cargas. O transporte de milho apresentou crescimento de 7,4%, chegando a 4,1 milhões de toneladas.

- Publicidade -

Bahia mantém posição de destaque

A Bahia foi o segundo estado com maior movimentação portuária no Nordeste, atingindo 42,8 milhões de toneladas, um crescimento de 2,30%. Os três principais portos baianos – Salvador, Aratu e Ilhéus – tiveram desempenhos positivos.

O estado se destacou na carga conteinerizada, que cresceu 36,81%, alcançando 5,2 milhões de toneladas. O segmento de petróleo e derivados continuou sendo o mais expressivo, com 13,5 milhões de toneladas transportadas. Já a movimentação de soja cresceu 5,2%, totalizando 5,2 milhões de toneladas.

Navio MSC - Juliette- Porto de Suape
Porto de Suape foi destaque regional por capacidade de receber grandes navios de contêineres. Foto: SDEC/Divulgação

Pernambuco avança com carga conteinerizada

A movimentação total em Pernambuco chegou a 26,5 milhões de toneladas, um avanço de 4,35% frente a 2023. O destaque foi o crescimento da carga conteinerizada, que aumentou 20,92%, atingindo 7,0 milhões de toneladas.

O Porto de Suape, principal terminal do estado, movimentou 24,8 milhões de toneladas, um crescimento de 3,44%. Entre os produtos que mais cresceram, destacam-se o gás de petróleo, que avançou 10,5% e atingiu 2,2 milhões de toneladas, e o açúcar, que teve alta de 8,7%, totalizando 835 mil toneladas.

Ceará registra maior crescimento percentual

O Ceará teve um crescimento de 11,1%, movimentando 23,9 milhões de toneladas entre os portos de Fortaleza e Pecém. O aumento foi impulsionado pelo granel sólido, que atingiu 10,5 milhões de toneladas, e pela carga conteinerizada, que somou 7,1 milhões de toneladas.

O minério de ferro teve uma alta de 8,4%, alcançando 5,4 milhões de toneladas, enquanto o carvão mineral cresceu 6,2%, atingindo 2,8 milhões de toneladas.

Redução nos demais estados nordestinos

Por outro lado, estados como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentaram quedas na movimentação portuária em 2024. Em Alagoas, a movimentação total caiu 2,22%, com 3,3 milhões de toneladas movimentadas, puxadas pela queda de 1,68% no granel sólido. Na Paraíba, a retração foi de 8,11%, totalizando 1,2 milhão de toneladas, afetada pela queda de 25,86% no granel sólido.

No Rio Grande do Norte, a redução foi de 13,24%, com 6,8 milhões de toneladas e destaque negativo para a movimentação de contêineres, que despencou 84,81%. Em Sergipe, a movimentação total caiu 5,27%, com 1,4 milhão de toneladas, afetada pela redução de 27,55% no granel sólido.

Investimentos nos terminais portuários do Nordeste até 2026

O setor portuário do Nordeste contará com investimentos próximos a R$ 4 bilhões até 2026, com novos terminais e ampliações previstas em diversos estados. As concessões e arrendamentos planejados visam impulsionar a movimentação de contêineres, granéis sólidos e líquidos, além da infraestrutura para passageiros.

Dentre os principais projetos, estão a construção de um terminal de contêineres em Fortaleza (CE), um terminal de granel sólido no Porto de Natal (RN) e um terminal de passageiros em Maceió (AL). No Porto de Itaqui (MA), será construído um terminal de granel vegetal com o maior investimento da região, de R$ 1,56 bilhão. O Nordeste integra a maior carteira de investimentos portuários da história do país, com um total de R$ 20 bilhões até 2026.

Leia mais: Portos brasileiros batem recorde e movimentam 1,32 bi de toneladas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -