Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

No Sul, reeleição em Floripa e novas batalhas em Porto Alegre e Curitiba

Região cujas capitais são atualmente governadas por dirigentes de centro-direita, o Sul teve uma reeleição tranquila em Florianópolis e vai ter duas disputas no 2º turno onde o PT tenta voltar à Prefeitura de Porto Alegre

Nas três capitais dos estados da Região Sul, um vice-prefeito que assumiu o mandato e disputou a primeira eleição como cabeça de chapa vai comandar a Prefeitura de Florianópolis (SC) por mais quatro anos. O empresário Topázio Neto obteve 58,49% dos votos válidos na capital catarinense. Em Porto Alegre e Curitiba, as disputas seguem para o segundo turno, no dia 27 de outubro, a data estabelecida pelo TSE. Na capital gaúcha, o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) enfrentará a candidata petista Maria do Rosário. Já em Curitiba, o confronto será de centro-direita. Eduardo Pimentel, que já foi vice-prefeito por duas vezes, disputará o cargo contra a jornalista Cristina Graeml.

Topázio Neto prefeito de Florianópolis
Esta foi a primeira eleição que Topázio Neto disputou como cabeça de chapa. Foto: Prefeitura de Florianópolis/Reprodução

Topázio Neto é reeleito prefeito de Florianópolis

O candidato Topázio Neto (PSD) venceu a disputa para a prefeitura da Florianópolis, com 58,49% dos votos válidos. Marquito (PSOL) ficou em segundo lugar, com 22,23% dos votos válidos.

Topázio Silveira Neto (PSD) nasceu em Florianópolis, é casado, tem 62 anos, é empresário e formado em administração de empresas. Esta foi a primeira eleição que ele disputou como cabeça de chapa.

Em 2020, à época filiado ao Republicanos, ele foi candidato a vice de Gean Loureiro. Topázio só assumiu a prefeitura em 31 de março de 2022 quando Gean Loureiro, que estava no segundo mandato, renunciou para se habilitar a disputar a eleição para governador de Santa Catarina. Loureiro terminou na quarta posição.

O prefeito reeleito neste domingo (6) fez carreira como empresário no segmento de gestão de relacionamentos desde 1998. Foi sócio e executivo de empresas nacionais e multinacionais, chegando a presidir a Associação Brasileira de Telesserviço, desde quando era chamada Associação Brasileira de Telemarketing.

- Publicidade -
Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) Eleições Porto Alegre
Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) voltarão a se enfrentar pelo comando da Prefeitura de Porto Alegre. Fotos: Internet/Reprodução

Em Porto Alegre, Sebastião Melo e Maria do Rosário vão para o 2º turno

A eleição em Porto Alegre terá segundo turno entre Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT). Com 100% das urnas apuradas, Sebastião Melo fez 49,72% dos votos e Maria do Rosário, 26,28%. Em terceiro lugar, a candidata do PDT, Juliana Brizola, chegou a 19,69%.

O candidato Sebastião Melo concorre à reeleição para a prefeitura de Porto Alegre. Melo já foi vice-prefeito da capital gaúcha de 2013 a 2016, durante a gestão de José Fortunati. Em 2018, foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul. Em 2020, foi eleito prefeito de Porto Alegre.

A petista Maria do Rosário é deputada federal pelo Rio Grande do Sul, reconhecida pela atuação em defesa dos direitos humanos. Foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entre 1º de janeiro de 2011 a 1º de abril de 2014. A vice da chapa é Tamyres Filgueira (Psol).

Em Curitiba, Eduardo Pimentel e Cristina Graeml disputam 2º turno

Com 100% das urnas apuradas, Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) vão disputar o segundo turno das eleições em Curitiba. Eduardo Pimentel teve 33,51% dos votos válidos e Cristina Graeml, teve 31,17%. O candidato Luciano Dulci (PSB) que concorreu com apoio do PT, PCdoB, PV e PDT, ficou em terceiro lugar com 19,46%.

O candidato do PSD, Eduardo Pimentel, 40 anos, disputa a eleição com apoio da coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB. Pimentel já foi vice-prefeito de Curitiba em 2016 e 2020, na chapa de Rafael Greca. Também já ocupou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas.

A candidata Cristina Graeml, 54 anos, filiada ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), disputou o primeiro turno sem alianças. Natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social – Jornalismo na década de 1990, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde 2018, atua na Gazeta do Povo como produtora, editora e comentarista.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Região Norte tem o prefeito de capital com mais votos proporcionais do país: Dr. Furlan

Centro-Oeste terá disputa feminina, prefeito novato e confronto PT-PL

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -