Assaí, com 22% de fornecedores regionais, fecha parceria com Timbaúba

Fique por dentro de como a pernambucana Timbaúba se tornou, em sete anos, uma das maiores indústrias de sucos do Nordeste e agora dá um novo salto, por meio de parceria nacional com o Assaí
Assaí: personalização da experiência é estratégica para a rede
Belmiro Gomes, CEO do Assaí, lidera a rede na fase de maior crescimento e a personalização da experiência é estratégica para a expansão/Foto: Assaí Atacadista (Divulgação)

O Assaí, reforçando sua estratégia de parceria com marcas regionais visando uma relação cada vez mais próxima com o consumidor, fechou contrato de fornecimento com mais uma empresa do Nordeste: a Timbaúba S.A. Localizada no Vale do São Francisco (PE), a indústria já está disponibilizando seus sucos da marca OQ nas prateleiras da rede de atacarejo não apenas nos estados nordestinos, mas em todo o Brasil.

Com isso, a fatia de fornecedores nordestinos da bandeira, nos mercados da Bahia, Pernambuco e Sergipe, sobe para 22%.

“Trabalhamos com uma série de marcas regionais dentro do nosso grupo de parceiros. Enquanto rede alimentar, um dos nossos principais objetivos comerciais é o de personalizar a experiência de compra em todas as áreas onde atuamos, assimilando a identidade cultural desses mercados”, diz o diretor do Assaí Atacadista em Petrolina, Fábio Santos.

“Dessa forma, conseguimos estar mais perto do nosso consumidor-alvo e contribuir para o desenvolvimento da economia local”, pontua Fábio Santos. Ele também destaca os ganhos logísticos consideráveis para a rede ao regionalizar parte da sua cadeia de suprimentos.

Fábio Santos ressalta ainda que esse movimento integra a expansão do Assaí, que vem crescendo no vácuo deixado pela crise do setor supermercadista tradicional.

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Num cenário de inflação do pós-pandemia em diversos países, o segmento fechou dezenas de lojas em todo o Brasil, particularmente no Nordeste, ao perder condições de competir, em preço, com os atacarejos.

Os números mais recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram perda de fôlego do processo inflacionário, mas ainda não o suficiente para garantir uma recomposição significativa do poder de compra da sociedade.

A prévia do IPCA de maio ficou em 0,44%, 0,23 ponto percentual acima da taxa registrada em abril (0,21%). Em 2024, o indicador acumula alta de 2,12% e, em 12 meses, de 3,70%, abaixo dos 3,77% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Nesse cenário desafiador para o cliente, mas favorável a quem consegue vender mais barato que a concorrência, redes de atacarejo como Assaí e também o Grupo Mateus e Novo Atacarejo – que anunciaram recentemente uma fusão – vendem lenço enquanto os supermercados choram.

De acordo com a Nielsen IQ, o Assaí é a rede alimentar com maior presença nos lares brasileiros, com uma taxa de penetração de 24,4% e a disponibilidade de marcas regionais em seu mix contribui para essa posição.

Além da Timbaúba, outras empresas com DNA nordestino que têm produtos nas gôndolas da companhia são Docemel, Agrivale, Biscoito São Benedito, Vida Alimentos, Produtos Alimentícios Gameleira e Maria Rosa.

Assaí: quem é o novo fornecedor nordestino?

A Timbaúba é uma empresa com 30 anos de atuação no setor de fruticultura, no vale sanfraciscano, que é um dos maiores polos do agro brasileiro. Em 2017, a empresa deu um passo importante nos negócios, ao lançar sua linha de sucos.

O momento é propício para esse nicho, considerando o declínio no consumo de bebidas carbonatadas, como refrigerantes. Nesse panorama favorável, a OQ cresceu rapidamente, posicionando a Timbaúba – sete anos depois do lançamento – entre os maiores fabricantes de sucos do Nordeste.

Agora, a marca OQ conquista um novo patamar, ao ter exposição nacional e um canal de vendas do porte do Assaí.

“A parceria com o Assaí abriu oportunidades para chegarmos a outros mercados, alcançando as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A rede nos proporciona volume de vendas e margem, além de aumentar a visibilidade dos nossos sucos”, explica o diretor comercial da empresa pernambucana, Sydney Tavares.

Ao todo, a Timbaúba gera cerca de mil empregos, entre diretos e indiretos, no plantio, colheita, processamento e envase de sucos e bebidas naturais.

A área de cultivo chega a mil hectares irrigados, dedicados à produção de uva e coco verde. A produção anual de frutas in natura é estimada em 45 mil toneladas, destinadas à fabricação de itens direcionados ao mercado interno e também exportações.

Foi exatamente essa solidez, junto com a qualidade de seus itens – reconhecida internacionamente – e a posição da Timbaúba no mercado nordestino que fizeram o Assaí ver um grande potencial no parceiro.

Diante desses diferenciais, a rede optou por um contrato de fornecimento em escala nacional e não apenas regional.

“Isso acontece em todo o país. Muitas marcas consolidadas em determinadas regiões têm força suficiente para uma projeção nacional e esse é o caso da Timbaúba e dos sucos OQ”, defende o diretor do Assaí em Petrolina. Os valores e volumes do contrato não foram divulgados.

Quem é o Assaí Atacadista?

O Assaí Atacadista foi fundado pelo empresário Rodolfo Jungi Nagai, em 1974, na cidade de São Paulo. A empresa, uma das pioneiras do segmento no Brasil, nasceu sob o conceito de atacado de autosserviço (ou cash & carry) voltado para atendimento de micro e pequenas empresas.

Cinquenta anos depois, o Assaí se mantém firme no cash & carry, mas extrapolou a clientela empresarial e atua num mercado bem mais amplo, que inclui o consumidor pessoa física.

A bandeira pertencia ao GPA até 2021, quando foi realizado seu IPO. Atualmente, é a única empresa do segmento listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sob o ticker ASAI3. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE).

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