Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Porto da Ford, parado desde 2021, está na mira de operador da BYD: saiba qual

A presidente da estatal do setor portuário visitou o Porto da Ford neste domingo, acompanhada por executivo da greentech
Porto da Ford: governo da Bahia negocia com operadores interessados
Porto da Ford: secretário Angelo Almeida recebeu os executivos da Shenzhen International Holdings/Foto: Ascom SDE BA

O Yantian Port Group, operador portuário da China, negocia com o governo da Bahia a utilização do Porto da Ford, no município de Candeias (Região Metropolitana de Salvador), numa articulação liderada pela BYD visando a movimentação futura de seus carros fabricados em Camaçari.

O terminal está parado desde 2021, quando a montadora norte-americana fechou as suas unidades no Brasil, incluindo a localizada no polo industrial baiano.

A empresa asiática, controlada pela Shenzhen International Holdings Limited, acaba de realizar uma visita técnica ao Porto da Ford. Vieram ao terminal, neste domingo (2), a presidente da Shezhen, Chaoyang Hu, o diretor Geral Yubin Zhong e o vice-diretor Ziyu Zhong. O grupo esteve acompanhado pelo gerente sênior de Recursos Humanos e Facilites da BYD, Wagner Bazarin Meucci.

Porto da Ford: quem é o operador chinês?

Shenzhen International Holdings Limited é uma estatal do governo de Shenzen, cidade localizada na costa sudeste da China e que integra a província de Guangdong (antigo Cantão). A corporação – hoje sediada nas Bermudas – atua em diversos segmentos do setor portuário, incluindo construção, investimentos, operação, logística integrada e serviços de apoio.

A holding, parceira da BYD, faz parte dos negócios da Shenzhen Investment Holding Corporation, fundo de investimentos controlado pelo governo local em sociedade com a multinacional Cheung Kong (Holdings) Limited, baseada em Hong Kong.

- Publicidade -
Porto da Ford pode ser operado por empresa chinesa
A presidente da Shenzhen Chaoyang Hu veio pessoalmente conhecer o Porto da Ford, com dois diretores da companhia/Foto: Ascom SDE-BA

Governo da Bahia comemora interesse no Porto da Ford

Responsável por receber o grupo chinês e apresentar a infraestrutura e oportunidades no Porto da Ford, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, comemora o interesse da Yantian e, claro, da BYD.

“A Yantian busca um terminal para importação e exportação de diversos segmentos e contamos com um empreendimento pronto e com localização estratégica”, destaca.

A BYD, por sua vez, tem mantido reserva sobre qual será exatamente o papel do Porto da Ford em sua logística. A empresa vem sinalizando, de forma não muito clara, para a possibilidade de usar “parte da estrutura”.

A greentech chinesa, que inaugura seu complexo baiano em dezembro próximo, está utilizando atualmente três portos no Brasil para suas importações: Vitória (ES), Suape (PE) e Itapoá (RS).

Porto da Ford foi o primeiro terminal próprio da montadora no mundo
Fim de uma era: Porto da Ford foi o primeiro terminal privado da montadora no mundo/Foto: Ford

Porto da Ford não entrou no acordo final com a BYD

O Terminal Portuário Miguel de Oliveira, nome oficial do Porto da Ford, não entrou no acordo final fechado entre a Build Your Dreams e o governo do estado. A administração estadual vendeu à greentech apenas a estrutura fabril recebida da Ford como compensação pelos incentivos fiscais concedidos ao longo de duas décadas.

Com isso, o terminal – que também integrou o acerto de contas com a multinacional norte-americana – permanece como ativo da estatal Bahiainveste.

Atualmente, além da BYD, há mais dois interessados em movimentar cargas por meio desse píer, ambos chineses e da cadeia de equipamentos eólicos: a Goldwind e a Sinoma.

Esse panorama amplia o leque de oportunidades para a Yantian caso a empresa venha a assumir o terminal.

O que é o Porto da Ford?

Primeiro terminal privado construído pela montadora em toda sua história, o Porto da Ford dispõe de infraestrutura completa para a operação de veículos. O pátio, com 119 mil m2, tem capacidade para a estocagem de até seis mil automóveis.

O empreendimento, localizado no Porto de Aratu, fica situado no Canal de Cotegipe, próximo ao Polo Industrial de Camaçari, um dos clusters do setor fabril mais importantes no país.

Leia mais sobre Porto da Ford e logística:

BA: Centro Industrial de Aratu terá R$ 12,5 mi em melhorias no acesso viário

Hub de Veículos de Suape prevê recorde, com 100 mil carros em 2024

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -