
A Stellantis Goiana (PE), que completa nove anos de operação neste domingo (28), vai receber investimentos de R$ 13 bilhões de 2025 a 2030 para hibridização e eletrificação de veículos e descarbonização de processos fabris. Os números apresentados pelo presidente do grupo para a América Latina, Emanuele Cappellano, evidenciam que o complexo é a grande aposta do grupo para a mobilidade sustentável no continente.
Para se ter ideia da importância do polo de Goiana no planejamento da multinacional, o montante que será destinado ao cluster equivale a 40% de todos os recursos do Next Level, plano estratégico da montadora para o mercado sulamericano, e que totaliza R$ 32 bilhões. Corresponde ainda a 43% dos R$ 30 bilhões desse programa reservados para o Brasil.
O aporte é também o maior realizado em toda a história desse polo automotivo. No primeiro ciclo de investimentos em Goiana, o de implantação, a Stellantis desembolsou R$ 11 bilhões. Outros R$ 7,5 bilhões foram dispendidos pela empresa, junto com seus fornecedores, na ampliação iniciada em 2018 e que está na reta final de execução.
Além disso, o montante é um dos mais altos já anunciados na economia de Pernambuco. Supera, por exemplo, o orçamento total, de R$ 11 bilhões, das duas maiores obras federais previstas no estado: a Refinaria Abreu e Lima (R$ 6 bilhões) e a construção do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina (R$ 5 bilhões).

Stellantis quer liderar transição da mobilidade
As cifras divulgadas para a Stellantis Goiana deixam claro o quanto o grupo italo-franco-americano está disposto a brigar para liderar a transição da mobilidade no Brasil e no continente.
Mostram ainda que a companhia não vai deixar sem respostas as sucessivas investidas da greentech chinesa BYD, que tem esse mesmo objetivo no país.
Coincidência ou não, o detalhamento do Next Level por Emanuelle Capellano – realizado, em Betim (MG), e transmitido por videoconferência para a mídia de todo o Brasil – veio poucos dias depois da rival asiática executar uma megaoperação de importação de veículos elétricos, com duas mil unidades movimentadas no Porto de Suape.
O ancoradouro, o mesmo que é utilizado para as exportações da Stellantis Goiana, fica localizado a 95 km do seu complexo automobilístico.
Na sequência, a Comexport, importadora da BYD no Brasil, informou que mais 14 mil veículos produzidos pela Build Your Dreams na China vão ser desembarcados, em Suape, até junho.
No dia 19, a BYD também ativou a sua primeira campanha de publicidade produzida 100% no mercado brasileiro e, nesta segunda (22), promoveu, em São Paulo, o lançamento do novo TAN. Em outra frente, a número 1 na indústria de veículos elétricos acelera a implantação do seu parque fabril de R$ 5,5 bilhões, em Camaçari (BA).
Como serão investidos os R$ 13 bilhões na Stellantis Goiana?
Boa parte dos investimentos do Next Level na Stellantis Goiana serão voltados para o desenvolvimento de modelos híbridos (bateria/etanol) e elétricos da plataforma Byo-Hybrid, programa tecnológico idealizado especificamente para posicionar o grupo no topo da transição da mobilidade, na América Latina.
O primeiro veículo da plataforma, marcando a estreia do grupo na hibridização/eletrificação no continente, sairá justamente dessa planta, até dezembro próximo. O modelo vem sendo mantido sob reserva pela Stellantis. No anúncio desta quarta-feira, Emanuele Cappellano, mais uma vez desconversou ao ser abordado sobre o tema: “vamos falar disso no segundo semestre”.
Outra área importante que será contemplada é a ampliação do parque de fornecedores do polo pernambucano, com uma meta de expandir a rede de 38 para 100 parceiros instalados no estado.
“A cadeia de valor deverá contar com mais de uma centena de fornecedores, desenvolvendo e produzindo componentes e soluções para a propulsão híbrida e elétrica, descarbonizando a mobilidade e gerando novos empregos na região”, sustenta a companhia.
Outro eixo fundamental do plano, em Goiana, é a descarbonização de processos fabris para atender às metas globais do grupo: reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono até 2030 e zerar a geração de CO2 até 2038.
O que é o Next Level da Stellantis?
O Next Level da Stellantis “visa consolidar a liderança, a descarbonização da mobilidade, e a expansão dos negócios da companhia na América Latina”, de acordo com a companhia. O plano é o desdobramento do planejamento estratégico global da marca – o Dare Forward 2030 – para o continente.
O programa regional – diz a Stellantis – “fortalece o desenvolvimento na indústria local e acelera a realização Dare Forward [no mercado sulamericano], além de manter a empresa como líder da mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul”.

Stellantis terá 40 novos modelos no Brasil e SUV argentino
O Next Level contempla o lançamento de 40 novos produtos (entre facelift de modelos e lançamentos) no mercado brasileiro.
Além desses, em 2024, a Stellantis fecha um ciclo de nove lançamentos no país, com seis novos carros chegando às concessionárias, entre eles o Citröen Basalt, montado em Porto Real, no Rio de Janeiro).
Em 2023, chegaram ao mercado o Fiat Titano (fabricado em Betim) e dois produtos da Jeep, o Compass e Commander. A linha Jeep é produzida em Pernambuco.
Na Argentina, o Next Level contempla a produção do primeiro SUV da Stellantis na Argentina, o novo Peugeot 2008.
A companhia projeta investir US$ 270 milhões para produzir esse veículo em El Palomar, de onde será exportado para o Brasil. Ao todo, os aportes do Next Level no país vizinho são estimados em R$ 2 bilhões nos cinco anos do plano.
Além desse montante, US$ 320 milhões já foram dispendidos pelo grupo na área fabril do complexo argentino e US$ 100 milhões foram destinados à aquisição de 49,5% da geradora 360Energy, um dos maiores players de energia solar do país.
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