Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Pequenas indústrias terão consultoria de graça no Brasil Mais Produtivo

As indústrias podem aproveitar o programa para melhorar a produtividade, a gestão e a transformação digital, entre outras.
Gerente de Tecnologia do Senai-PE, Antonio Carlos Vinotti explica como as indústrias podem aderir ao programa que pretende aumentar a produtividade e implantar a transformação digital. Foto: Fiepe/Divulgação

Pequenas empresas poderão ter consultoria de graça no Programa Novo Brasil Mais Produtivo, lançado nesta quarta-feira (24) na Casa da Indústria. A iniciativa visa aumentar a produtividade e fazer a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas da indústria. A consultoria das pequenas será sem custo para as mesmas e vai ser bancada pelo Sebrae. Em Pernambuco, a ação deve selecionar 13 empresas médias e 125 micro e pequenas para participar deste projeto em 2024.

“São oferecidas soluções que incluem: gestão do desenvolvimento, manufatura enxuta ou eficiência energética”, resume o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai em Pernambuco, Carlos Antonio Vinotti. O programa também vai oferecer cursos em EAD em diversas áreas.

As empresas médias terão que bancar 30% dos custos das consultorias e podem receber aporte financeiro do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio (MDIC) e da Associação Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Todas as consultorias têm metas definidas. Por exemplo, a de manufatura enxuta têm que aumentar em 20% a produtividade da empresa participante. A de eficiência energética deve reduzir em 10% o consumo de energia da companhia em até três meses. Também é possível participar para fazer a transformação digital do negócio.

Os interessados podem se inscrever na plataforma do programa (www.brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br), fazendo um cadastro da sua empresa. Não há qualquer despesa para fazer o cadastro. Depois disso, o Senai verifica se o estabelecimento atende aos requisitos do programa – como as consultorias que estão previstas – e é possível iniciar o atendimento.

- Publicidade -

O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e conta com a parceria do Senai, Sebrae, BNDES, Finep, Embrapii e ABDI.

Engajamento digital das indústrias

Em todo o Brasil, o programa vai destinar mais de R$ 2 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias em todo o Brasil, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027. No programa, o Senai e o Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, por meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.

Além das consultorias já citadas acima, as empresas que participarem do programa terão acesso a conhecimentos e ferramentas que incluem planejamento de gestão e adoção de melhores práticas de produtividade e gestão do negócio, combinadas com o aperfeiçoamento da força de trabalho, além de transformação digital e projetos smart factories (fábricas inteligentes).

As diretrizes do programa estão alinhadas às diretrizes da nova política industrial brasileira, lançada pelo governo federal no dia 22 de janeiro último.

*Com informações da Fiepe e Senai-PE

Leia também

Empresas de confecção do Nordeste precisam fazer a transformação digital

Empresa da área de TI se especializou em transformação digital no setor público

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -