Agosto registrou um aumento de 12,8% na movimentação de passageiros no País

Também ocorreu crescimento na movimentação de passageiros nos aeroportos de Recife, Salvador e Campina Grande, na Paraíba
Anac registra melhor agosto da série histórica em movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros. Este foi um dos temas abordados no primeiro dia da Abav, que acontece no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

Por Rachel Motta

Mesmo com a subida nos preços das passagens aéreas e toda a crise enfrentada pela empresa 123 Milhas, que teve o pedido de recuperação judicial suspenso até nova decisão da Justiça, já se pode evidenciar a recuperação da malha aérea no Brasil pós-pandemia. Agosto de 2023 foi o melhor da série histórica em movimentação nos aeroportos brasileiros, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram mais de 8,2 milhões de passageiros, um aumento de 12,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Também foi registrado um aumento de 7,9% na demanda por voos no comparativo do mesmo período.

- Publicidade -

No Aeroporto Internacional do Recife, a movimentação de passageiros de janeiro a julho já é 0,48% maior que em relação ao ano anterior e 2,32% superior a 2019, ano pré-pandemia da Covid-19. Os primeiros sete meses do ano somaram mais de cinco milhões de passageiros. Atualmente, o Recife possui 37 ligações aéreas nacionais e outras cinco internacionais para Buenos Aires (GOL), Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, (Azul), Lisboa (TAP) e Montevidéu (Azul).

No recorte comparativo no mês de setembro das operações, entre pousos e decolagens, o Recife soma 6.258, sendo 6,61% a mais que em 2022 e 6,90% a mais que 2019, segundo levantamento do Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo de Pernambuco/Empetur. Já Salvador registrou 4.495 no mesmo período, sendo 10,99% a mais que 2022, mas ainda 1,79 a menos que em 2019, demonstrando ainda um caminho de recuperação aos índices pré-pandemia.

Na Paraíba, o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, comemora o maior aumento de passageiros entre os aeroportos operados pela Aena Brasil no Nordeste, que também administra o do Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju e Juazeiro do Norte, na Região. Foram 27 mil passageiros a mais em Campina Grande, sendo 139% a mais que em relação a agosto do ano passado. A quantidade de embarques e desembarques também aumentou passando de 256 (2022) para 445 (2023), um crescimento de 73,8%. Além da quantidade de passageiros, subiu o quantitativo de cargas em 73,6%, menor apenas que o do Aeroporto de Maceió. A Anac acompanha a movimentação de passageiros desde 2000.

- Publicidade -

Primeiro dia do evento

Nesta quarta-feira (27), no Dia Mundial do Turismo, o setor de aviação foi um dos temas em pauta nas capacitações e palestras oferecidas no Abav Talks durante a 50ª edição da Abav Expo, que segue até o dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro. A sustentabilidade na aviação foi abordada durante palestra com a diretora de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil, Aline Mafra. No mesmo dia, a importância da inovação também foi discutida pelo gerente de Vendas da Air France – KLM, Paulo Cruz.

A Agência Anace a Abav Nacional vão abordar a cartilha criada sobre passagens aéreas adquiridas por intermédio das agências de viagens nesta quinta-feira (28). As palestras são gratuitas para todos os credenciados no maior evento do turismo da América Latina, a Abav. Serão mais de 60 capacitações em seis arenas temáticas: inovabilidade (ESG), metamorfose (transformações em órgãos e empresas), especialização (capacitações diversas), eventos e negócios, vivências, lazer e futuros, que são os espaços do Sesc e do Senac.

Com o mote “O mundo todo do Turismo se encontra lá”, a feira recebe compradores de diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai. São esperados mais de 40 mil visitantes e mais de duas mil marcas expositoras, entre companhias aéreas, destinos, atrações, cruzeiros, hospedagem, aeroportos, agências de viagem, transportes rodoviários, locadoras e cruzeiros. A Abav Expo tem apresentações culturais, gastronômicas, artesanato, treinamentos, palestras e painéis sobre diversas temáticas. Na abertura, houve uma palestra com a participação do cofundador da Apple, Steve Wozniak.

“Inovar a cada ano, focar no que é importante, que são os pleitos do nosso setor, incentivar práticas sustentáveis, capacitar nossos associados e oferecer momentos únicos para eles. Tudo isso aliado à tecnologia. Para nós, é importante mostrar que o turismo não derruba apenas os limites entre municípios, Estados e países, mas também gera troca de conhecimento, intercâmbio cultural e inclusão”, explica presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.

Durante a abertura da feira, o ministro pernambucano Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos, falou sobre a necessidade de focar na aviação para o desenvolvimento econômico. “Depois de dois anos e meio difíceis com a pandemia, esperamos que através do turismo o país volte a crescer, gerando emprego e renda. Hoje, o turismo representa 8% do PIB no país, mas ainda há um grande potencial a ser perseguido. A Espanha, por exemplo, detém 14% do PIB, então, queremos construir uma agenda para o Brasil, avançar na aviação regional, nos voos internacionais, no turismo de negócios, conquistar voos low cost e dar prioridade ao transporte de cargas”, afirma.

O estande de Pernambuco na Abav tem atrações interativas. Foto: Divulgação

Pernambuco e a Abav

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Empetur, está presente na feira com o objetivo de promover o turismo local para os principais players do segmento. A exposição dos produtos turísticos é feita por um mapa interativo, além de telões para veiculação dos vídeos promocionais que incluem destinos como os de praia, interior, aventura, religioso e outras opções.

“Pernambuco participa esta semana da Abav, com um forte investimento, um espaço nobre. Com certeza vamos continuar a divulgação do nosso Estado, que tem sido um dos que mais recupera o movimento turístico, voltando ao seu lugar de destaque no turismo. Para o verão 2023/2024, a expectativa é de um crescimento de 18% na chegada de turistas em Pernambuco em comparação à estação passada. Isso é fruto do trabalho de divulgação dos nossos destinos nos demais Estados do Brasil”, conclui o secretário de turismo de Pernambuco, Daniel Coelho.

Leia também

Sudene aprova R$ 11,5 milhões em investimentos no turismo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -