O deputado estadual Antônio Coelho (União) está confirmado na secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife pelo próprio prefeito João Campos (PSB), que fez o anúncio através de uma rede social, na noite desta quarta-feira (20/9).
“Muito feliz em poder compartilhar com vocês que a nossa equipe na Prefeitura do Recife será reforçada pelo deputado estadual Antônio Coelho, que vai assumir a Secretaria de Turismo e Lazer. Ele, que tem sido um parlamentar de destaque na Assembleia Legislativa, chega com muita disposição e vontade de nos ajudar a construir uma cidade com mais oportunidades, apostando em novas formas de atrair cada vez mais turistas e de estimular toda a cadeia que compõe o trade”, disse o prefeito no Instagram.
O ato provavelmente vai acontecer na próxima sexta-feira (22/9), às 14h, marcando o ingresso do grupo da família dos Coelhos na gestão do prefeito João Campos (PSB). O socialista fez referências às conversas com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do União.
“Quero aproveitar para agradecer ao meu amigo Miguel Coelho, que foi fundamental para a construção desse momento. Aprendi com o meu pai que a política é essencialmente a capacidade de juntar e mobilizar pessoas pelo bem comum”, completa João Campos, relembrando seu pai, ex-governador Eduardo Campos (morto em 2014), que já fez parcerias, inclusive, com o pai dos irmãos Coelho, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho.
O processo estava em andamento e ganhou corpo desde a saída da ex-secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula. Filha do ministro André de Paula (Pesca), Cacau de Paula assumiu a secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. O fato, portanto, também marcou a migração do PSD do grupo de João Campos para a governadora Raquel Lyra (PSDB). Em Pernambuco, o PSD é presidido por André de Paula.
Para Miguel Coelho, a entrada do seu irmão na Prefeitura do Recife pode ter relevância na sua expansão de capital político na Região Metropolitana do Recife. Para João Campos, é uma forma de devolver a baixa que teve com a saída do PSD. Nas eleições de 2022, Miguel Coelho disputou as eleições ao Governo de Pernambuco contra os palanques do PSB, com Danilo Cabral, e também do PSDB, de Raquel Lyra.
Ao término do primeiro turno, Miguel Coelho foi o primeiro candidato a declarar apoio a Raquel Lyra. Mas, o apoio não foi correspondido com espaço no Governo Estadual da tucana, o que pode ter ocasionado a nova aliança da família Coelho junto a João Campos.
Resta saber se o PT do senador Humberto Costa aceitará o ingresso na administração da PCR dos novos aliados do prefeito João Campos, apontado como condutor entre os socialistas da sua tentativa de reeleição em 2024. Em âmbito nacional, o PT tem como um dos principais aliados o PSB de João Campos, o que aparentemente tornou os dois partidos prematuramente coligados para o pleito municipal do próximo ano.
PT
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann, e a secretária Nacional de Organização do partido, Sonia Braga, estarão em Pernambuco, nos dias 22 e 23 de setembro, para encontros com militantes e lideranças políticas do PT e de legendas aliadas do governo Lula.
Na sexta-feira (22/9), Gleisi deve participar de entrevista coletiva promovida pelo PT, no Hotel Jangadeiro, às 11h30, no bairro de Boa Viagem. Já no sábado (23), Gleisi Hoffmann e Sonia Braga participam do ato de filiação ao PT do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, que deve ser candidato à Prefeitura do município, mais uma vez, em 2024. O ato acontecerá na Faculdade Metropolitana, em Piedade, a partir das 10h.
Leia também:
Deputado Antônio Coelho deverá assumir secretaria de Turismo do Recife
Os 3 senadores e desembargador recebem a principal comenda do TJPE
Pedro Campos integra painel sobre educação no 30º Encontro Nacional de Empresas Juniores
Humberto reúne prefeitos da Mata Norte neste sábado
Aeroporto de Serra Talhada será requalificado numa parceria entre Governo Federal e Estadual
Lula cancela ida à Refinaria Abreu e Lima que aconteceria nesta sexta em PE