Pacote fiscal: Alepe discute criação do Fundo de Apoio aos Municípios com 42 prefeitos

O secretário Túlio Vilaça sugeriu que, após a aprovação do pacote fiscal, seja criado um grupo de trabalho para discutir novos critérios para a divisão do ICMS entre os municípios
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (centro); e o primeiro-secretário, deputado Gustavo Gouveia (DEM); receberam a presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT). Foto: Jarbas Araújo.
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (centro); e o primeiro-secretário, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade); receberam a presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT). Foto: Jarbas Araújo.

O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB) recebeu nesta quarta (20/9) representantes de 42 prefeituras para discutir formas de ampliar as transferências de recursos do Estado para os municípios pernambucanos. O encontro teve a participação, a convite do parlamentar, dos secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Wilson de Paula (Fazenda) e Fabrício Marques (Planejamento).

Solicitado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o debate teve foco no pacote fiscal enviado à Alepe pelo Poder Executivo, que, segundo Porto, deve ser votado na próxima terça (26). A discussão girou em torno da criação de um Fundo de Apoio aos Municípios (Feafim), conforme emenda do deputado José Patriota (PSB) ao Projeto de Lei nº 1075/2023, ou de uma alternativa, sugerida pelo Estado, para redistribuição da arrecadação de ICMS.

- Publicidade -
O deputado José Patriota (PSB) sugeriu a criação de uma emenda para criação de um Fundo de Apoio aos Municípios (Feafim). Foto: Jarbas Araújo.
O deputado José Patriota (PSB) sugeriu a criação de uma emenda para criação de um Fundo de Apoio aos Municípios (Feafim). Foto: Jarbas Araújo.

Durante o encontro, prefeitos relataram as dificuldades geradas pela queda nas receitas provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS. Segundo as prefeituras, a situação compromete a manutenção de serviços à população.

Túlio Vilaça (esquerda) sugeriu a criação de um grupo para discutir a distribuição do ICMS. Foto: Jarbas Araújo.
Túlio Vilaça (esquerda) sugeriu a criação de um grupo para discutir a distribuição do ICMS. Foto: Jarbas Araújo.

O secretário Túlio Vilaça sugeriu que, após a aprovação do pacote fiscal, seja criado um grupo de trabalho para discutir novos critérios para a divisão do ICMS entre os municípios. O intuito seria encontrar uma fórmula para desconcentrar os repasses em benefícios de cidades pequenas e médias, sem gerar perda nominal para nenhum município na comparação com os recursos recebidos este ano.

O gestor ainda indicou que, com o aumento na alíquota modal do ICMS, de 18% para 20,5%, cerca de R$ 550 milhões a mais passarão a ser destinados aos municípios. O presidente da Alepe, por sua vez, se colocou à disposição dos prefeitos para construir um acordo. “A gente esperava que a proposta do Executivo tivesse um prazo definido”, cobrou. “Vamos aguardar o posicionamento do Governo, mas, na próxima semana, a gente tem que colocar essa votação”, prosseguiu.

Presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do PT, expôs acordos feitos com o Governo do Estado para o pagamento de emendas parlamentares, reajustes nos valores para o Transporte Escolar e antecipação do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). “Já conseguimos assegurar mais de R$ 250 milhões nos últimos três meses. Vamos manter o diálogo entre todos os atores políticos, trabalhando, principalmente, por municípios que mais precisam”, salientou.

O deputado José Patriota anunciou que irá apresentar um recurso ao Plenário para que a emenda, rejeitada pela Comissão de Justiça, volte a tramitar. Segundo ele, a criação do Feafim foi construída junto com a Amupe e, caso a maioria dos prefeitos concorde com um acordo com o Governo, ele pode retirá-la antes da votação do PL nº 1075. Além de Porto e Patriota, o primeiro secretário da Casa, Gustavo Gouveia (Solidariedade), e outros 20 deputados participaram da discussão.

- Publicidade -

Leia também:
Alepe busca entendimento entre Governo de PE e Prefeitura de Garanhuns para o FIG 2024
Jarbas Filho propõe isenção da taxa de inscrição em vestibulares para alunos da rede pública
Deputado Antônio Coelho deverá assumir secretaria de Turismo do Recife
Os 3 senadores e desembargador recebem a principal comenda do TJPE
Pedro Campos integra painel sobre educação no 30º Encontro Nacional de Empresas Juniores
Humberto reúne prefeitos da Mata Norte neste sábado
Aeroporto de Serra Talhada será requalificado numa parceria entre Governo Federal e Estadual
Lula cancela ida à Refinaria Abreu e Lima que aconteceria nesta sexta em PE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -