O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB), nesta quarta-feira (22), no Palácio do Campo das Princesas, da assinatura de acordo de gestão compartilhada entre a União e o Governo de Pernambuco no arquipélago de Fernando de Noronha. “Agora vamos tratar de junto, Pernambuco e o Brasil, a gente cuidar com carinho de Fernando de Noronha. Cuidar das ilhas e de quem mora e visita a região.”, disse o presidente Lula, em entrevista após a cerimônia.
A governadora se pronunciou através das suas redes sociais. “Acabo de assinar com o presidente Lula, no Palácio do Campo das Princesas, um acordo em nome de Pernambuco: Fernando de Noronha é da gente!”, comemorou Raquel Lyra.
Foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowisk, quem apresentou aos presentes como se deu a fase de mais de um ano de negociação, que contou com mais de 50 reuniões para se chegar a um “modelo de gestão compartilhada de áreas importantes para a preservação ambiental”.
Segundo Lewandowisk, a ação iniciada no governo anterior que reivindicava a propriedade e o domínio do arquipélago para a União, mas houve um entendimento para que diante da importância do assunto que deveria se tentar uma conciliação.
Para o ministro, a sua decisão se baseou em três pilares: o diálogo entre as unidades da federação, diálogo entre poderes: está aqui o poder judiciário, o poder executivo federal e estadual e a preservação do patrimônio ambiental para as futuras gerações.
“Pode ser um paradigma para todo País – para áreas de preservação ambiental. Estamos dando um passo importante, na verdade, estamos inaugurando uma nova era, que encerra o litígio e começando uma era de diálogos e harmonia”, ressaltou Ricardo Lewandowski, que também lembrou do título de patrimônio da humanidade conferido ao arquipélago pela Unesco desde 2001.
Lula agora segue para o Geraldão, onde encontra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), para o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Ainda participaram da cerimônia de assinatura, a vice-governadora Priscila Krause; o advogado-geral da União Jorge Messias, além de ministros, deputados e demais autoridades.
Raquel Lyra e ministro Jader Filho entregam Habitacional Canal do Jordão a 272 famílias
A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o ministro das Cidades, Jader Filho, entregaram a 272 famílias as chaves dos apartamentos do Habitacional Canal do Jordão, nesta quarta-feira (22). Raquel Lyra assinou um decreto lançando o Programa Morar Bem, que tem como meta beneficiar 50 mil famílias com moradias. O evento também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause e dos ministros Nísia Trindade (Saúde), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil) e Cida Gonçalves (Mulher). Todos esses presentes também devido a cerimônia de lançamento do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), no Geraldão, ainda na tarde desta quarta.
Leia também:
Lula encontrará Raquel Lyra no Palácio e João Campos no Geraldão
Tadeu Alencar anuncia mais de 4 mil prisões de crimes contra a mulher em três semanas
Em Brasília, Raquel Lyra apresenta painel em Fórum Internacional promovido pelo BID
Recife: em apenas 2h é possível abrir uma empresa, um recorde nacional
Secretário diz que Arco Metropolitano é prioridade na gestão de Raquel Lyra