De olho num novo público, a companhia Natura está aumentando a quantidade de estabelecimentos comerciais que vendem os seus produtos. Conhecida pela venda direta via consultoras que mostravam os produtos com as tradicionais revistinhas, a empresa está com 77 lojas próprias espalhadas por diversos shoppings centers, incluindo 16 no Nordeste. Na capital pernambucana, a marca abriu nova unidade, desta vez presente no Shopping Boa Vista, no último dia 16.
“A expansão das lojas vai continuar e vão vir mais unidades para o Nordeste”, diz o diretor de Vendas da Natura no Nordeste, o olindense e Ithamar Guerra, sem dizer quantas unidades a mais começarão a funcionar em 2023. E acrescenta: “O Nordeste é muito importante para a Natura. A venda direta tem 70% de penetração nos lares da região”. As caixinhas com produtos da companhia são entregues em 94% dos municípios nordestinos.
Além das lojas próprias, a empresa também tem, em todo o País, 610 Aqui Tem Natura, que atuam como franquias com consultoras à frente destes empreendimentos. A empresa tem 2 milhões de consultoras espalhadas pela América Latina. “Quando juntar as duas marcas, isso vai apoiar o aumento da renda”, explica Ithamar, se referindo às consultoras que, além da Natura, vão passar a vender a marca Avon, adquirida pela empresa.
A empresa também está apresentando um bom desempenho no canal digital, que apresentou um crescimento da receita online de 42% no terceiro trimestre de 2022. No mesmo período o crescimento da Natura Brasil ficou em 19,3%.
E atuação da empresa no meio digital também chegou às consultoras. Atualmente, existem mais de 1,5 milhão de lojas virtuais das consultoras de Beleza Natura. Segundo números levantados pela companhia, quase 80% das consultoras utilizam a plataforma digital da organização e 82% delas informaram utilizar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes.
Fundada em 1969, a Natura é um multinacional brasileira de higiene e cosmética que, ao longo da sua história, ajudou a difundir conceitos na área de sustentabilidade. Foi a primeira empresa a lançar o refil, que representava o uso de menos matéria-prima para fazer as embalagens. E também foi uma das pioneiras a divulgar o conceito de floresta em pé, comprando matéria-prima de comunidades da Amazônia que contribuem para a ocupação daquela região, que tem como grande problema o desmatamento.
A empresa também tem metas na área de redução das emissões de carbono. Atualmente, a companhia chama-se Natura & Co, sendo o resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.