Bateria da Moura em caminhão elétrico que circula por Belo Jardim, Pernambuco

O grupo pernambucano Moura comprou um caminhão elétrico que tem a bateria fornecida pela empresa.
O grupo pernambucano Moura comprou o seu primeiro caminhão elétrico que já está na estrada

Já circula pelas estradas de Pernambuco o primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil, trata-se do e-Delivery, veículo da Volkswagen que tem autonomia de 250 quilômetros. O equipamento está sendo usado para atender a rota do grupo pernambucano Moura, parceiro da montadora, entre as fábricas localizadas na cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. É lá que a empresa tem a sua principal fábrica de baterias e um centro de inovação e pesquisa. O veículo funciona com uma bateria de lítio fornecida pela empresa, uma das maiores fabricantes deste tipo de produto no País.

O e-Delivery 14 toneladas têm potencial para deixar de emitir quase 20 toneladas de CO2, o que equivale ao impacto positivo de plantar mais de 60 árvores em um ano. O ganho é possível graças à tecnologia embarcada no veículo para aproveitar cada carga de energia nas baterias com a máxima eficiência.
“A chegada de um e-Delivery em Belo Jardim marca mais um momento de transformação do segmento automotivo. Nos sentimos extremamente felizes de poder tornar nossas operações mais sustentáveis e estar juntos não só na produção do e-Delivery, mas também como clientes”, afirma a diretora das Transportadoras Bitury e LOG M do Grupo Moura, Andréa Lyra.

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) também é parceira da iniciativa. “A Moura embarcou conosco desde o início para construir esse ecossistema da eletromobilidade e agora vai se beneficiar diretamente, tanto com toda a estrutura de apoio que oferecemos quanto com as vantagens do veículo. O e-Delivery é econômico em operação, robusto, altamente confiável e também sustentável”, diz o gerente executivo de Estratégia e e-Mobility da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Walter Pellizzari.

Parceria na produção

Dentro do e-Consórcio, a Moura é responsável pelo fornecimento dos sistemas de baterias de lítio, por meio da parceria com a chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), para os veículos e-Delivery. Além de garantir o processo de manutenção e pós-vendas, provendo um atendimento local e de assistência técnica.

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Os sistemas de baterias usados no veículo são produzidos na unidade industrial em Belo Jardim e conta com componentes CATL e nacionais, atendendo aos modelos e-Delivery de 11 toneladas e 14 toneladas. Após a produção em Pernambuco, os sistemas seguem para a fábrica da VWCO, na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, onde a Moura está na linha de produção do caminhão, como parte do Consórcio Modular da empresa. Conhecida como e-shop, a área é considerada o coração da montagem elétrica e foi construída em parceria pelas duas empresas.

“A Moura sempre esteve na vanguarda do mercado automotivo do País e hoje contamos com uma estrutura para atender diferentes mercados, como o segmento de e-mobility, focado principalmente no automotivo pesado, com os ônibus e caminhões. Para nossa parceira com a VWCO, nossas equipes foram preparadas para trabalhar com as especificidades da eletrificação veicular para assim, garantirmos a excelência Moura em nossos sistemas de baterias”, explica a Gerente Geral de Estratégia e Negócios Lítio da Moura, Cristiane Assis.

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