Gás natural vai aumentar de preço a partir desta segunda-feira (1º)

O reajuste do gás natural entra em vigor nesta segunda-feira (1º). O menor percentual foi de 4,84% para o GNV.
gás natural
O reajuste médio do gás natural em Pernambuco ficou em 8,59% e entra em vigor nestas segunda-feira (1º de agosto) Foto: Karyne Gomes

A Agência de Regulação de Pernambuco aprovou um aumento médio da tarifa de gás natural de 8,59% que vai ficar em vigor a partir desta segunda-feira (1º de agosto) até o dia 31 de outubro próximo. O percentual de reajuste varia dependendo do tipo de gás e de acordo com o consumo do cliente. O percentual mais baixo ficou com o Gás Natural Veicular (GNV) que vai ficar em 4,84%, de acordo com uma nota técnica publicada pela Arpe. Segundo informações da própria Arpe, o reajuste ocorreu como consequência de um aumento médio de 9,48% no custo de aquisição do gás natural.

Os percentuais de reajustes são definidos segundo o tipo de consumidor. Na média, ocorrerão os seguintes aumentos: industrial com 9,98%; industrial PGN: 9,90%; os clientes que usam o gás para sistemas de cogeração ficaram com 9,24%; o comercial com 8,24% e os clientes residenciais com um aumento de 9,94%.

- Publicidade -

O GNV usado para fins de compressão terá um reajuste de 4,87%. Os grandes usuários industriais e comerciais terão aumentos que vão variar de 9,65% a 9,98%, variando de acordo com a quantidade consumida pelo cliente, de acordo com a nota da Arpe. Os clientes industrias da PGN Norte terão reajustes que vão de 9,75% a 9,98%, também variando de acordo com a faixa de consumo do usuário, segundo informações da Arpe.

O cliente da Copergás classificado pela Arpe como consumidor convencional industrial e comercial vão ter a sua conta reajustada entre 10,18% e 11,21%. Este último percentual é somente para aqueles que consomem até 30 metros cúbicos por dia, de acordo com a Arpe. Todos os demais usuários enquadrados nesta categoria consomem menos de 500 metros cúbicos por dia.

As indústrias que usam o gás para fins de compressão terão 8,90% de reajuste. Já os usuários do polo gesseiro terão um aumento de 9,30%. E, por último, os clientes da área de climatização, co-geração e geração de energia elétrica vão ter um reajuste de 9,88% a 9,02%.

- Publicidade -

Mais informações sobre o reajuste podem ser encontradas na Nota Técnica ARPE/CTEEF nº09/2022 que está no site da agência (http://www.arpe.pe.gov.br/).

A Copegás compra o gás natural de três fornecedores: Petrobras, New Fortress Energy e da Shell Energy do Brasil. O reajuste aplicado reflete a média do aumento aplicado por essas três empresas na venda do produto.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -