Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Qair Brasil crava as primeiras estacas de usina solar no Ceará

A Qair do Brasil quer aumentar a capacidade de produzir energia limpa.
A empresa Qair do Brasil fez a cravação da primeira estaca do Complexo Solar Serra do Mato nesta segunda-feira (27) no Ceará. A empresa também tem interesse em plantas de hidrogênio verde no Ceará e em Pernambuco. Foto: Divulgação/Qair Brasil

A Qair Brasil deu início, nesta segunda-feira (27), a cravação de estacas da sua usina solar fotovoltaica chamada de complexo Serra do Mato, localizado na na região do Trairi, no Ceará. É o primeiro passo para a instalação do empreendimento que inclui duas unidades com capacidade total instalada de 101 megawatts (MW). Essa capacidade gerada é equivalente ao abastecimento de cerca de 250 mil casas populares, de acordo com informações divulgadas pela empresa. A longo prazo, a companhia tem interesse de usar energia renovável para produzir hidrogênio verde (H2V), considerado o combustível do futuro.

As próximas etapas para a conclusão do projeto serão a montagem dos trackers, que são os suportes de sustentação e movimentação para as 229.680 placas solares a serem instaladas no local.  O complexo Solar-Fotovoltaico de Serra do Mato é estratégico para a ampliação da capacidade instalada em energia limpa da Qair Brasil, e para a diversificação do seu portfólio de geração com a introdução da fonte fotovoltaica. A conclusão das obras do complexo está prevista para dezembro de 2022.  A empresa não revelou o valor do investimento neste empreendimento.

A subsidiária brasileira da Qair International segue firme no propósito de contribuir para a descarbonização e o desenvolvimento sustentável do país, contando com outros projetos eólicos já em comercialização, como o Cluster Híbrido de Serrote, também no Ceará, e o Complexo Eólico Afonso Bezerra, no Rio Grande do Norte. Além de projetos em hidrogênio verde (H2V) em fase desenvolvimento que seriam instalados no Ceará e no Porto de Suape, em Pernambuco. A produção de H2V só é considerada limpa, quando ocorre a partir da energia renovável, como por exemplo, a energia gerada a partir dos ventos ou da radiação solar.

A atuação da empresa

A Qair é a subsidiária brasileira do grupo Qair Internacional, de origem francesa, com operações em 17 países e mais de 30 anos de atuação no mercado de energias renováveis. Sua carteira de projetos conta mais de 6 gigawatts (GW) em projetos de fontes renováveis, dentre os quais 210,6 MW já se encontram em operação comercial e outros 382,4 MW em construção. Eles representam investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões em três anos.

Atualmente, a Qair Brasil está trabalhando no desenvolvimento e implantação de mais de 600 MW em capacidades renováveis. No Ceará, o complexo eólico e solar fotovoltaico Serrote e sua expansão, Serra do Mato, juntos, vão possuir capacidade de cerca de 320 MW de energia eólica e 101 MW de energia solar. Já no Rio Grande do Norte, o complexo eólico Afonso Bezerra vem com a capacidade de 159,6 MW.  A Qair Brasil assinou um memorando de entendimento com o Governo do Ceará para o desenvolvimento de planta de produção de hidrogênio verde, com capacidade de 2.240 MW e prevê outro projeto de igual porte, no estado de Pernambuco.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -