K-Line e Nexus implementam hub de importação e exportação de veículos em Suape

Suape vem sendo utilizado como ponto de distribuição de veículos do Mercosul para outros países das Américas

Centenas de veículos automóveis de passeio e utilitários têm sido distribuídos para diversos países das Américas a partir do Porto de Suape. Desde novembro de 2021, as empresas K-Line e Nexus têm feito o Complexo Portuário e Industrial de hub para distribuição das unidades fabricadas no Uruguai e na Argentina que seguem para países como Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, México e Estados Unidos.

A escolha de Suape tem relação com a localização – a apenas cinco dias de viagem do Canal do Panamá e a uma distância de 800 quilômetros de sete capitais da Região Nordeste. Algumas operações do hub de veículos já transportaram de uma única vez cerca de 400 unidades, de diferentes marcas e montadoras.

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Veículos - hub de Suape
Suape tornou-se importante hub importação e exportação de veículos a partir de operação das empresas K-Line e Nexus/Foto: Suape/Divulgação

“A pandemia criou um caos logístico no mundo e isso afetou, drasticamente, o transporte de veículos entre os países. Como resultado dos congestionamentos nos portos, escassez de mão de obra e falta de peças para produção, há uma grande demanda reprimida para navios roll on-roll off (tipo de cargueiro gigante para o transporte de automóveis). Em razão desse gargalo e do custo competitivo de Suape, decidimos criar um hub para veículos em Pernambuco e os resultados são bastante positivos”, enfatiza o engenheiro Rafael Cristelo, gerente-geral da K-Line Brasil e da Nexus.

A japonesa K-Line é uma das maiores empresas de navegação do mundo, operando mais de 500 navios de diversos tipos. Já a Nexus é uma empresa nacional do grupo K-Line e atua no ramo logístico automotivo e de cargas de projeto, sendo responsável por toda operação do hub em Suape.

“A Nexus dispõe de um sistema próprio, dedicado a operações de pátios e plantas, propondo-se a obter maior visibilidade da cadeia logística. Contamos com módulos integrados à operação diária, provendo visibilidade e informações em tempo real para os clientes e parceiros”, pontua Rafael Cristelo. Além de atuar na exportação de barcos, cargas de projeto e maquinários, traz toda a solução logística terrestre.

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Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, a implementação do hub de veículos reforça o perfil do Estado para movimentação de cargas e a presença de grandes empreendimentos. “A posição estratégica na região Nordeste só faz consolidar ainda mais o Porto de Suape na condição de hub. E para esse caso específico dos veículos será muito vantajoso para empresas que possuem matriz no exterior e no Brasil, podendo utilizar essa logística de distribuição para todas as regiões e para fora do país com um tempo muito mais reduzido”.

Expansão das operações está nos planos

Rafael Cristelo destaca que a parceria entre a K-Line, a Nexus e o Porto de Suape permitem o planejamento para aumentar as operações em Pernambuco. O porto já o principal ponto de exportação de lanchas e maquinários do Nordeste.

Transporte de lanchas - Suape
O porto pernambucano também é um importante hub para transporte de maquinários e lanchas/Foto: Suape/Divulgação

A movimentação de veículos em Suape foi um dos grandes destaques do porto em 2021, com aumento de 20% no número de automóveis importados e exportados em relação a 2020. Foram 47.841 unidades em 2021, contra 39.922 no ano anterior.

Suape é a porta de saída para os veículos da Stellantis (antiga FCA), produzidos tanto na fábrica da Jeep em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e também da fábrica de Betim (MG). Os veículos são transportados para países como Argentina e México.

Infraestrutura

Suape tem três pátios públicos para armazenar veículos, com um total de 227 mil metros quadrados de área e capacidade anual para 250 mil carros. Atualmente, são exportados carros das montadoras Fiat e Jeep, e importados veículos da GM, Toyota e Nissan.

São dois pátios são exclusivos para veículos movimentados no sistema roll on-roll off, denominados Pátios Públicos de Veículos PPV1 e PPV2, e outro para carga geral, o antigo Pátio de Contêineres de Suape, denominado PCON.

O PPV1 tem área de 3,6 hectares, com capacidade estática de armazenagem de 1.829 vagas. Já o PPV2 ocupa 15 hectares, com 6.504 vagas. O PCON se espalha por dois hectares pavimentado. Obras recentes incrementaram a sinalização horizontal dos pátios, que ganharão iluminação completa nos próximos meses, para que possam operar ininterruptamente.

*Com informações do Complexo Industrial e Portuário de Suape


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