Pernambuco flexibiliza Plano de Convivência com a covid-19 a partir desta quarta

O Governo de Pernambuco anunciou hoje (01) novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19, que entram em vigor a partir desta quarta-feira (02). As medidas, definidas pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, incluem autorização para eventos sociais com 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade em ambientes fechados, e de até três mil […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista
População precisa se comprometer com medidas de prevenção do Covid-19
Imagem: Pixabay

O Governo de Pernambuco anunciou hoje (01) novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19, que entram em vigor a partir desta quarta-feira (02). As medidas, definidas pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, incluem autorização para eventos sociais com 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade em ambientes fechados, e de até três mil pessoas ou 70% da capacidade em locais abertos. Nos dois casos, continua obrigatória a apresentação do passaporte vacinal e de teste negativo em eventos a partir de 500 pessoas. As mudanças são válidas até o próximo dia 15 de março.   

Secretário André Longo reforça recomendações para evitar a covid-19 – FOTO: Miva Flho – SES/PE

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que as novas medidas se tornaram possíveis com a queda nos indicadores da Covid-19 em Pernambuco. “As progressões não significam que a pandemia acabou. Se quisermos vencer o vírus, precisamos manter o cuidado e, principalmente, avançar na vacinação. É fundamental o compromisso de cada um. As vacinas, além de seguras, são nossas principais aliadas na proteção da vida”, reforçou.

- Publicidade -

Plano de convivência para eventos corporativos e competições esportivas

Os eventos corporativos e os estádios ficaram com público, inclusive torcidas, limitados a até três mil pessoas ou 70% da capacidade. As competições esportivas em geral podem ocorrer com público de 1,5 mil pessoas em ambientes fechados e três mil em locais abertos, ou 70% da capacidade, o que for menor. A apresentação de comprovação de vacina e de teste negativo são as mesmas dos eventos sociais.    

Para os serviços de alimentação, a capacidade máxima é de 80% e está mantida a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação. Cinemas, teatros, circos e museus podem receber até 1,5 mil pessoas ou 70% da sua capacidade. Nesse caso, além do passaporte vacinal, a partir de 500 pessoas os ingressos devem ser destinados apenas a quem apresentar teste negativo.   

Ocupação de leitos de UTI é a menor deste ano

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) tiveram uma redução de 25% na Semana Epidemiológica (SE) 8, encerrada no último sábado (26.02), na comparação com a semana 7 que, por sua vez, apresentou queda de 46% em relação a SE 6. Com estes resultados, os casos em Pernambuco voltaram ao mesmo patamar do início de outubro de 2021 (SE 40).   

- Publicidade -

A Central Estadual de Regulação Hospitalar registrou 304 pedidos de leitos de UTI para casos de covid-19 na semana 8. Isso significa uma queda de 29% em comparação com a semana 7 e de 50% com a semana 6. A atual taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva na rede pública está em 58%, menor patamar deste ano. 

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -