- Publicidade -

Na Alepe, Socorro Pimentel exalta retomada da Transnordestina no Estado

Na Alepe, a deputada Socorro Pimentel destacou a importância da retomada da Ferrovia Transnordestina para o desenvolvimento de Pernambuco
- Publicidade -
A deputada Socorro Pimentel destacou a importância da Ferrovia Transnordestina, por ligar o litoral ao interior Foto: Márcio Didier
A deputada Socorro Pimentel destacou a importância da Ferrovia Transnordestina, por ligar o litoral ao interior Foto: Márcio Didier

Uma obra que vai impulsionar a economia do Estado. A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) afirmou que a retomada Ferrovia Transnordestina é uma obra crucial para o desenvolvimento de Pernambuco, por conectar o interior ao litoral e ampliar a capacidade de escoamento da produção agrícola, mineral e industrial do Estado. De acordo com a parlamentar, a retomada das obras representa um passo decisivo para integrar o Estado ao sistema logístico nacional e gerar novas oportunidades de emprego e renda.

Durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel destacou o anúncio do ministro dos Portos e Aeroportos, Renan Filho, de que o edital para retomada das obras no trecho entre Custódia e Arcoverde – com 73 quilômetros de extensão e investimento estimado em R$ 200 milhões – será lançado até o fim de outubro. A deputada ressaltou que o traçado da Transnordestina em Pernambuco tem cerca de 544 quilômetros de extensão, dos quais 179 já foram concluídos.

A parlamentar destacou que o ramal Suape–Salgueiro é estratégico por conectar a produção do Sertão ao Porto de Suape, fortalecendo a economia regional e ampliando o alcance das exportações pernambucanas. “O avanço das obras significa mais do que infraestrutura, significa o reencontro de Pernambuco com o desenvolvimento”, declarou.

Socorro Pimentel reforçou que a conclusão da ferrovia consolidará Suape como o principal porto do Nordeste, tornando-o um dos grandes polos logísticos do país.

Conexões Transnordestina seminário Belo Jardim
O Seminário Conexões Transnordestina vem percorrendo os municípios pernambucanos para debater a importância da ferrovia Foto: Márcio Didier

Seminário Conexões Transnordestina

A deputada também destacou o início dos estudos para implantação de dois portos secos com hubs logísticos, um em Salgueiro e outro na região de Quipapá e Agrestina. Esses terminais vão conectar as ferrovias e rodovias aos portos marítimos, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade das empresas pernambucanas. “A Transnordestina não é apenas uma ferrovia, é um símbolo de transformação e de justiça regional”, concluiu.

A retomada da Transnordestina em Pernambuco vem sendo discutida em uma série de seminários em vários municípios do Estado. O “Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco” percorre cidades estratégicas para debater os impactos econômicos, produtivos e logísticos do ramal ferroviário Salgueiro–Suape, que ligará importantes polos econômicos e o Porto de Suape.

Já houove encontros em Salgueiro, Petrolina,m Araripina e Belo Jardim. A próxima edição ocorrerá no dia 15 de outubro de 2025, em Caruaru, como parte dessa iniciativa conjunta da Sudene e do Movimento Econômico. O evento visa mobilizar lideranças políticas, empresariais, do setor produtivo e da sociedade para fortalecer a integração regional e acelerar a conclusão das obras, trazendo avanços para cadeias produtivas locais como avicultura, fruticultura e construção civil. Uma série de seminários contribui para um diagnóstico territorial detalhado e para o aprimoramento dos projetos necessários à viabilização da ferrovia, que é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável do estado e do Nordeste.

Veja também:

Conexões Transnordestina mobiliza setores avícola e automotivo em Belo Jardim
Ministros anunciam licitação da Transnordestina para outubro

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -