- Publicidade -

Governadora promete levar demandas da Transnordestina pernambucana a Lula

Na etapa final do Conexões Transnordestina em Suape, governadora Raquel Lyra apresenta proposta de fórum permanente para mobilizar sociedade. Orçamento federal prevê R$ 50 milhões, mas obra precisa no estado de R$ 4 bilhões
- Publicidade -
Encerramento da série de seminários Conexões Transnordestina na sede do complexo portuário de Suape: evento pode se transformar em fórum permanente de defesa da ferrovia em Pernambuco. Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco
Encerramento da série de seminários Conexões Transnordestina na sede do complexo portuário de Suape: evento pode se transformar em fórum permanente de defesa da ferrovia em Pernambuco. Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra defendeu a criação de um fórum permanente de mobilização em defesa da implantação do trecho pernambucano da Transnordestina. Para ela, a união de toda a sociedade é necessária para viabilizar a liberação dos recursos necessários à realização da obra. A declaração foi feita nesta terça-feira (18), na cerimônia de abertura da etapa final do Conexões Transnordestina, realizada no auditório do Porto de Suape.

Durante o encontro, uma carta de intenções – elaborada a partir da escuta feita na série de seminários do Conexões, que percorreu seis municípios pernambucanos desde julho para discutir os impactos da conclusão das obras da ferrovia para o estado – foi lida e entregue à governadora, que prometeu levar o documento pessoalmente ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e ao presidente Lula, em Brasília.

O Conexões Transnordestina – realizado pelo portal Movimento Econômico, com patrocínio da Sudene e do Porto de Suape – chegou ao complexo portuário pernambucano para consolidar a agenda inédita de propostas do setor produtivo. A iniciativa foi elogiada pela governadora. Para ela, a primeira vitória já foi obtida com o anúncio da retomada da obra.

“A próxima etapa agora é garantir os recursos. Uma obra precisa de dinheiro”, ressaltou Raquel. A gestora alertou que o Orçamento da União para 2026 prevê R$ 50 milhões para o trecho pernambucano da Transnordestina, mas a construção precisa de pelo menos R$ 4 bilhões.

“Essa é uma obra federal, importante dizer, mas ela é fundamental e estratégica para o desenvolvimento de Pernambuco e é estratégica como uma infraestrutura logística do Nordeste brasileiro. Nós não seremos competitivos se não garantirmos infraestrutura portuária, aeroportuária, logística com modal de trens e também rodoviário. Com a reforma tributária, precisamos oferecer diferenciais competitivos. O trem é fundamental para isso”, disse a governadora, que defendeu a mobilização junto ao Congresso Nacional pela liberação de emendas que viabilizem a obra. “Precisamos da união do empresariado, da sociedade civil organizada, dos meios de comunicação que defendem Pernambuco como um estado que precisa crescer”, afirmou Raquel.

Conexões Transnordestina Complexo de Suape
Conexões Transnordestina reuniu especialistas em transporte e setor produtivo em Pernambuco para discutir alternativas para o avanço da obra estratégica no estado. Foto: Arthur Souza/Suape

Do sertão ao cais, debates geraram mobilização em torno da Transnordestina

A CEO do Portal Movimento Econômico e mediadora do debate, Patrícia Raposo, destacou a importância do debate e mobilização da população para entender o impacto e os desafios que essa obra traz. “Nós conseguimos ouvir a população local, gestores e setores produtivos de todas as cidades que o seminário percorreu em Pernambuco e entender a realidade local. Essa obra tem o poder de transformar a economia do estado, resgatar a competitividade do polo gesseiro do Araripe, a capacidade do setor avícola de exportar e de uma série de melhorias dos segmentos produtivos. Chegamos a Suape, que é igualmente importante, e com o desafio de debater e trazer até aqui essa ferrovia como ponto final. Agradeço a todos que participaram dos seminários, a Sudene por nos permitir a realização desse evento, e ao Porto de Suape por acolher e abraçar esse tema tão importante para a logística desse complexo”.

“Esse debate agregou bastante porque ele trouxe para o conhecimento de toda a população do Pernambuco de uma obra que é estruturante, importante e necessária para todo o nosso estado e para o Nordeste. Esse movimento, hoje, chega ao seu final com bastante êxito e sucesso naquilo que foi pretendido: trazer para a sociedade um debate que está na ordem do dia, que é melhoria de um mecanismo para que a gente possa induzir o crescimento do estado do Pernambuco”, disse o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre.

União em torno de obra estratégica para Pernambuco

Para o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, a extensão do estado é fundamental para que cada etapa seja estratégica para transformar a economia da Região. “Pernambuco é um Estado com uma logística complexa, é comprido e esse modal ferroviário é essencial para tornar o Porto Industrial de Suape ainda mais competitivo. Esse último evento da Transnordestina para a sede de Suape, ele tem uma simbologia grande. Eu felicito a direção do Movimento Econômico por essa iniciativa”, disse Eduardo Monteiro.

O deputado Joãozinho Tenório (PRD), representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), destacou o potencial do estado. “Pernambuco tem um grande time, uma grande equipe para retomar grandes obras que possam gerar emprego e renda e alavancar a economia. Porque é aqui que os pernambucanos querem e desejam morar”.

O empresário Paulo Pérez, diretor da Shineray Motors do Brasil, que tem negócios em Pernambuco e São Paulo, afirmou que a ligação da ferrovia até o Porto de Suape é essencial. “Não existe um porto da categoria de Suape sem uma ferrovia acoplada. A nossa perspectiva é que complementar esse ciclo de logística, e que a gente possa ter operações, no mais curto espaço de tempo possível”, destacou o empresário.

A etapa final do Conexões Transnordestina reuniu empresários, políticos, especialistas em logística e economistas, que lotaram o auditório do Porto de Suape. Além da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o evento contou com a participação do diretor de empreendimentos da Infra S.A., André Luiz Ludolfo; do superintendente da Sudene, Francisco Alexandre; do presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto; do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; do especialista em transporte e professor Maurício Pina e do consultor de logística e professor da UPE, Guilherme Magalhães.

Leia mais: Carta de Suape: setor produtivo de PE sugere mudanças na Transnordestina

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -