- Publicidade -

Arco Metropolitano: primeira etapa custará R$ 650 mi e sai até 2026

Recursos virão de operação de crédito de R$ 1,5 bilhão autorizada pela Alepe. Obra está em fase de licenciamento e desapropriações. Via ligará Porto de Suape a Goiana sem passar pelos congestionamentos da BR-101
- Publicidade -
A governadora Raquel Lyra falou de vários empreendimentos importantes para Pernambuco no lançamento da nova marca do Porto de Suape. Foto: Governo do Estado/Divulgação

A governadora Raquel Lyra afirmou que o Estado vai investir R$ 650 milhões nas obras da primeira etapa do Arco Metropolitano e acrescentou que o empreendimento “está em fase de licenciamento e desapropriações para que a gente possa dar autorização de início da obra” sem citar data para o começo da construção. A informação foi dada, numa coletiva de imprensa, no começo da tarde desta segunda-feira (22) durante o lançamento da nova marca do Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Raquel Lyra disse que a previsão é de que a primeira etapa do Arco Metropolitano seja concluída até dezembro do ano que vem. “A segunda etapa, que liga a BR-408 a BR-232, está sob o encargo do governo federal, entrou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nós doamos o projeto a eles, que nos pediram e estão adaptando segundo as regras do DNIT para a licitação. E o compromisso do ministro dos Transportes, Renan Filho, é que essa licitação esteja na rua ainda nesse segundo semestre, especialmente no mês de outubro”, comentou a governadora.

Inteiro, o Arco Metropolitano é uma alça viária que vai ligar o Porto de Suape às imediações de Goiana sem passar pelos congestionamentos constantes da BR-101 em Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. A parte que vai ser construída pelo governo do Estado é o trecho sul. A parte norte deverá ser feita pelo governo federal. A construção dessa via é uma antiga reivindicação do setor produtivo do Estado e vai melhorar a mobilidade do Grande Recife como um todo.

Os R$ 650 milhões citados pela governadora vão sair de uma operação de crédito de R$ 1,5 bilhão a ser contratada pelo governo do Estado, que foi autorizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) há pouco tempo. “Tão logo a obra esteja rodando, a gente tem que garantir que esses recursos possam ser investidos a partir de operações de crédito que o Estado de Pernambuco tomou”, comentou a governadora.

A governadora falou de vários empreendimentos que vão deixar o estado mais competitivo no lançamento da nova marca do Porto de Suape que ocorreu nesta segunda-feira (22).

Leia também

Consórcio da construtora Dois A vai fazer o trecho sul do Arco Metropolitano

Construtora Dois A é habilitada em licitação do Arco Metropolitano

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -