- Publicidade -

Sudene quer integrar Transnordestina à Petrolina e retomar trem de passageiro

Sudene celebrou um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para atualização dos estudos técnicos do trecho ferroviário
Patricia Raposo
Patricia Raposo
De Recife CEO do Movimento Econômico [email protected]
- Publicidade -
Danilo Cabral
Danilo Cabral, superintendente da Sudene/Foto: Wesley D’Almeida/PSB

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, defendeu nesta terça-feira (22) uma nova agenda para o desenvolvimento ferroviário em Pernambuco, com a atualização de estudos técnicos e a retomada de trechos estratégicos, integrando a Ferrovia Transnordestina aos principais polos econômicos do estado. O anúncio foi feito em entrevista à Rádio Folha, às vésperas do seminário “Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco”, que acontece em Salgueiro nesta quinta-feira (24), numa parceria entre o portal Movimento Econômico e a Sudene.

Um dos principais anúncios feitos por Danilo Cabral foi a celebração de um convênio entre a Sudene e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para atualização dos estudos técnicos do trecho ferroviário entre Petrolina e Salgueiro. A ideia é retomar um projeto estratégico que começou a ser implantado no início da década de 1990, mas foi paralisado por falta de recursos em 1992.

“Essa obra chegou a ser iniciada, mas foi interrompida. Agora, vamos resgatar esse projeto com apoio da universidade, que tem expertise técnica na área de engenharia”, afirmou o superintendente da Sudene. A proposta é atualizar o traçado, os custos e os impactos socioambientais do ramal, com base nas transformações urbanas e econômicas ocorridas nos últimos 30 anos. “O transporte ferroviário tem um frete até 40% mais barato que o rodoviário. Isso impacta diretamente na competitividade do agronegócio”, explicou Cabral.

Segundo Cabral, o convênio permitirá elaborar um projeto executivo moderno, adaptado às necessidades atuais da logística regional. “Esse trecho é fundamental para conectar a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco ao terminal ferroviário de Salgueiro, que, por sua vez, estará ligado ao Porto de Suape pela Transnordestina. É uma conexão logística que barateia custos e amplia a competitividade do interior de Pernambuco”, explicou.

Com o estudo atualizado em mãos, a Sudene espera reunir condições técnicas e institucionais para, futuramente, viabilizar a execução da obra com recursos federais ou por meio de parcerias com o setor privado. “É um passo essencial para pensar o futuro da ferrovia no Nordeste de forma integrada e estratégica”, concluiu.

Outro eixo de atuação é a promoção da intermodalidade. Além da ferrovia, a Sudene apoia a reativação da hidrovia do São Francisco, com 1.371 km navegáveis, como complemento logístico às rotas terrestres e ferroviárias. “É um sistema que já funcionou e pode ser recuperado. O Ministério dos Transportes também está envolvido nessa articulação”, disse.

Rio São Francisco hidrovia Icofort última empresa a operar em 2014
Hidrovia do Rio S. Francisco/Foto: Icofort/Arquivo

Sudene quer trem de passageiros

A agenda da Sudene também inclui o resgate do transporte ferroviário de passageiros. Está em análise a reativação da antiga linha Recife-Caruaru, cuja operação foi descontinuada com a priorização do transporte rodoviário no século passado. O objetivo é reaproveitar parte do traçado original, combinando tecnologias modernas — como os trens de levitação magnética (Maglevs) — e soluções que atendam à alta demanda do corredor da BR-232, com fluxo estimado de 70 milhões de pessoas por ano.

“Queremos discutir todas as alternativas viáveis, do ponto de vista econômico, social e ambiental, para que Pernambuco entre definitivamente na agenda da nova política de mobilidade e logística do país”, afirmou Cabral, destacando o papel da Sudene como planejadora e indutora de soluções estruturantes.

Danilo Cabral chamou atenção para a necessidade de o estado ter uma “pauta de futuro”. “Estamos concluindo obras pensadas no século passado, como a Transnordestina. Mas e depois? Precisamos nos antecipar, planejar e apresentar soluções para as próximas décadas. Esse é o papel da Sudene”, concluiu.

Seminário em Salgueiro e mais 6 cidades

O seminário em Salgueiro, uma iniciativa do Movimento Econômico com patrocínio da Sudene, é o primeiro de uma série de sete encontros previstos para este segundo semestre em cidades estratégicas ao longo do traçado da ferrovia. A programação inclui debates sobre o impacto da Transnordestina em setores como agronegócio, energia, logística e indústria.

O evento de Salgueiro terá como foco a discussão da integração logística do Estado. Também serão realizados debates em Petrolina, no dia 13 de agosto, com foco na fruticultura e exportação, e em Araripina, dois dias depois, em 15 de agosto, tendo o Polo Gesso e a construção civil como norte para os debates.

Outros eventos estão programados para Belo Jardim, em setembro; São Bento do Una, em outubro; Caruaru e no Recife em novembro. Lideranças locais e entidades empresariais estão sendo convidadas.

“É importante deixar claro que esses debates são técnicos, não políticos. Queremos ouvir a sociedade civil, o setor produtivo e todos que possam contribuir com sugestões para essa importante obra”, ressaltou Danilo Cabral.

Leia também:

Sudene e Movimento Econômico iniciam seminários sobre a Transnordestina

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -