
A comitiva alagoana, que participou da missão oficial do Consórcio Nordeste pelo Oriente Médio, apresentou alguns projetos visando atrair investidores árabes para o estado. O aeroporto Costa dos Corais, que está sendo construído em Maragogi, foi a principal obra apresentada e entrou na rota de possíveis investidores internacionais.
A missão oficial foi encerrada nesta quinta-feira (29) e segundo o secretário de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, Júlio César, o projeto do aeroporto de Maragogi atraiu interesse de investidores do Oriente Médio. O objetivo da participação alagoana nos eventos era apresentar dados sobre a economia e projetos importantes para o desenvolvimento do estado, visando principalmente grandes grupos de investidores da região.
O Oriente Médio sedia, por exemplo, o Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), a Saudi Arabian Monetary Agency (SAMA Foreign Holdings), o Qatar Investment Authority e o Fundo Mubadala dos Emirados Árabes Unidos.
“O aeroporto da Costa dos Corais foi um dos destaques apresentados nesta missão. Além do turismo, temos um potencial logístico nele, por sua localização privilegiada. Estabelecemos conexões importantes nessa missão e já nos solicitaram mais detalhes do projeto. O importante foi dar esse primeiro passo para mostrar nossos potenciais de investimentos a um mercado que busca investir”, comentou.
Júlio César também esteve reunido com o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Sidney Leon Romeiro, em Abu Dhabi, para fortalecer as relações institucionais entre Alagoas e os Emirados Árabes, com vistas à atração de investimentos e à construção de parcerias sustentáveis.
“Eu disse ao embaixador Sidney Romeiro que Alagoas tem grande potencial e busca novos parceiros no campo internacional”, destacou o secretário.
A missão foi organizada pelo Consórcio Nordeste, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e terminou com boas perspectivas de ampliação da parceria entre os estados nordestinos e países do Oriente Médio.

AL faz processo para conceder gestão do aeroporto Costa dos Corais
A busca por investidores para o segundo aeroporto do estado é uma das ações que o Governo de Alagoas vem realizando para promover um desenvolvimento estratégico para o Litoral Norte alagoano.
No último dia 16 de maio o governo publicou o edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) nº 01/2025, com o objetivo de viabilizar a futura concessão do Aeroporto Costa dos Corais.
A iniciativa autoriza empresas ou consórcios do setor privado a elaborarem estudos técnicos que subsidiarão a modelagem da concessão do terminal aeroportuário. O Estado também nomeou uma comissão especial para acompanhar o processo de concessão.
Previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2026, o Aeroporto Costa dos Corais iniciou a construção do terminal de passageiros., que terá 1.000 m² de área total e dois gates para embarque e desembarque.
A parte interna tem previsão de quatro balcões para realização de check-in e um aparelho de raio-X para verificação de bagagens. Na parte administrativa, será erguido um edifício, com área de apoio ao pátio e um estacionamento com capacidade para 35 carros de passeio e 10 ônibus e vans.
O aeroporto Costa dos Corais tem R$ 371 milhões de recursos obtidos a partir de operação de crédito junto ao Banco do Brasil.
Além da grande expectativa em torno do retorno turístico e econômico, o aeroporto Costa dos Corais também terá uma das maiores pistas entre os aeroportos de cidades do interior do Nordeste.
O projeto prevê uma pista de 2.200 metros de extensão, com 45 metros de largura, que poderá atender aeronaves do tipo A320 ou B 737-800, que são usadas em voos de longa duração.
Leia Mais: AL lança procedimento para estruturar concessão do Aeroporto de Maragogi