Por Vanessa Siqueira, de Alagoas
O projeto do Marco dos Corais, situado no bairro da Ponta Verde em Maceió, avançou para a fase final que elegerá os três melhores projetos arquitetônicos situados em países lusófonos. A premiação realizada pela Arch Daily divulgará os vencedores no dia 4 de abril. Outros dois projetos do Ceará também estão na disputa. A escolha, via voto popular, pode ser feita através do site https://oda.archdaily.com.br/br/2024
O projeto alagoano, assinado pelo escritório Angeli Leão, foi eleito entre os 15 finalistas após disputar na categoria Urbanismo com o Mirante do Cabral, situado em Vitória, no Espírito Santo.
O Marco dos Corais foi erguido no local onde funcionava o antigo Iate Club, o Alagoinhas, inaugurado na capital alagoana em 1970. O local era frequentado por sócios e convidados e oferecia um espaço de parque aquático com piscinas, quadra poliesportiva e salão de festas. Ele encerrou suas atividades em 2005 e sofreu 17 anos com o abandono.
Na última fase da premiação, o público escolherá entre os vencedores, que disputaram a preferência do público entre dezenas de projetos brasileiros e de outros países de língua portuguesa.
O estado do Ceará concorre com outros dois projetos, a Estação das Artes, um complexo cultural erguido em uma antiga estação ferroviária de Fortaleza. O conjunto acolhe um programa cultural diversificado, composto por zonas de exposição e de performance, auditórios, oficinas e espaços para residências criativas, zonas de acervo e de trabalho documental, biblioteca, um mercado gastronómico, entre muitos outros.
Também na disputa, o Hospital Veterinário de Juazeiro do Norte busca proporcionar conforto térmico no prédio construído na região do Cariri cearense. A cobertura do prédio é sustentada por treliças metálicas e tem uma forma curva, como se fossem várias ondas, com interrupções para permitir a saída do ar quente.
Maceió e Ceará na disputa
Nesta última fase, os projetos nordestinos disputam o pódio com os seguintes projetos. No dia 4 de abril, a organizadora divulgará os três primeiros colocados em seu site.
Projetos finalistas
Casa de Tijolos Brancos – Brasília
Casa Tetos Recordados e Ornamentos Disléxicos – Portugal
Complexo Trabalhista do TRT da 18ª Região – Goiânia
Conjunto Habitacional Heliópolis Gleba G – Fase 2- São Paulo
Edifício Tico Indiana – São Paulo
Estação das Artes – Fortaleza
Marco dos Corais – Maceió
Factory Lisbon – Portugal
Galeria Yayoi Kusama – Instituto Inhotim Minas Gerais
Hospital Veterinário Escola da Unileão – Juazeiro do Norte (CE)
Mátria Parque de Flores – Rio Grande do Sul
Paróquia da Sagrada Família – Brasília
Pavilhão Guaju – Paraná
Restauro da Piscina Coberta Adhemar de Barros – São Paulo
SESI Lab – Brasília
Leia mais: Maceió investirá R$ 8 milhões para requalificar porto como atração turística