Confira quem são os governadores eleitos no Nordeste neste segundo turno

Neste segundo turno, cinco estados do Nordeste elegeram seus governadores. Veja como fica o panorama da região ao final deste segundo turno das eleições.

Governadores eleitos no segundo turno no Nordeste:

Alagoas

Paulo Dantas (MDB)/Foto: Assembleia Legislativa de Alagoas.

Paulo Dantas (MDB), 43 anos, foi reeleito governador de Alagoas, com 52,38% dos votos válidos. Ele havia sido eleito ao cargo de forma indireta em maio. É formado em administração de empresas. Teve 46,64% dos votos válidos no primeiro turno. Deputado estadual, renunciou para assumir o mandato-tampão como governador de Alagoas, após renúncia de Renan Filho. Também já foi prefeito de Batalha (AL), por dois mandatos consecutivos. Ronaldo Lessa (PDT), atual vice-prefeito de Maceió, será o candidato a vice.

- Publicidade -

Bahia

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O candidato Jerônimo (PT) foi eleito governo da Bahia, com 52% dos votos válidos, desbancando ACM Neto, da União Brasil. Jerônimo tem 57 anos, é ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Teve 49,45% dos votos válidos no primeiro turno. Rodrigues também já ocupou o cargo de secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Formado em engenharia agronômica, nasceu em Aiquara (BA) e esta vai ser sua primeira disputa em uma eleição. Geraldo Júnior (MDB), 53 anos, será o vice.

Paraíba

João Azevedo/Foto: Câmara Municipal de João Pessoa

O candidato João Azevêdo (PSB) venceu a disputa para o governo da Paraíba, com 52,33% dos votos válidos. Pedro Cunha Lima (PSDB) ficou em segundo lugar, com 47,67% dos votos válidos. João Azevêdo (PSB): 69 anos, é o atual governador da Paraíba, é engenheiro civil. Teve 39,65% dos votos válidos no primeiro turno. Natural de João Pessoa, foi secretário de Planejamento da prefeitura de Bayeux, secretário de Infraestrutura de João Pessoa e secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Paraíba. O atual vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (Progressistas), 33 anos, é o candidato a vice-governador.

Pernambuco

Raquel Lyra/Foto: divulgação

Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora do estado  de Pernambuco, com  58,85% dos votos válidos. Em seguida, Marília Arraes (Solidariedade) aparece com 41,15%. Raquel Lyra (PSDB) é servidora concursada da Procuradoria-Geral do Estado, 44 anos, Raquel é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Teve 1.009.556 votos (20,58% dos votos válidos). Se elegeu deputada estadual por duas vezes e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru (PE) em 2016 e reeleita em 2020. A vice na chapa será a deputada Priscila Krause (Cidadania), 44 anos.

- Publicidade -

Sergipe

Rogerio Carvalho
Rogério Carvalho/ Foto: divulgação Partido do Trabalhadores

O candidato Fábio (PSD) foi eleito governador do estado de Sergipe, com 51,84% dos votos válidos. Rogério Carvalho (PT) ficou com 48,16%. Fábio (PSD), 45 anos, é deputado federal por dois mandatos e também já foi vereador de Aracaju. Teve 38,91% dos votos válidos no primeiro turno. Natural da capital sergipana, ele é formado em administração e já ocupou os cargos de secretário municipal de Esportes e de Estado de Trabalho. Para vice, o partido anunciou o nome do empresário Zezinho Sobral (PDT), 57 anos.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -