Antigo Hotel Iracema Plaza vai abrigar Distrito Criativo em Fortaleza

Distrito Cultural de Fortaleza vai fomentar a economia do turismo e preservar o acervo arquitetônico da capital cearense

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O Governo do Ceará vai desapropriar o histórico Edifício São Pedro, antigo Hotel Iracema Plaza, e transformar o espaço num centro cultural – que abrigará atividades como artesanato, artes visuais, design, gastronomia, literatura, música e cultura popular. A iniciativa deve dar à cidade de Fortaleza mais um equipamento turístico e cultural – preservando o acervo arquitetônico.

Fortaleza - Distrito Criativo
Edifício histórico construído na década de 1950 passará pro reformas para abrigar centro de turismo e cultura/Foto: José Wagner/Setur Ceará

O imóvel data da década de 1950 e já foi considerado o “Copacabana Palace Cearense” – com uma arquitetura exótica, comparada a um navio, sendo o primeiro edifício com mais de três andares construído na Praia de Iracema.

Edifício na Praia de Iracema foi morada de cearenses ilustres

Segundo o Governo do Ceará, o prédio foi primeiramente idealizado para ser um hotel, mas acabou transformado num edifício residencial, no fim da década de 1970 – quando o hotel fechou as portas. Com um novo nome, o Edifício São Pedro teve moradores ilustres, como o cantor Ednardo e o jornalista Lúcio Brasileiro.

“São sete andares – com o último andar inacabado – 200 apartamentos e 12.000 m² de área total. Juntamente com as atividades hoteleiras, o Iracema Plaza se tornou frequentado não apenas por ser um hotel de requinte, mas também por abrigar o famoso restaurante ‘Panela’, conhecido por todo fortalezense da época que quisesse saborear uma culinária internacional e nacional”.

Transformado em Distrito Criativo, o novo equipamento terá gestão da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) – com foco na promoção da atividade turística do estado, com geração de emprego e renda e inclusão social.

*Com informações do Governo do Ceará


Leia também – Fortaleza vai adotar hidrogênio verde na mobilidade urbana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias