Ceará libera eventos sem restrição de público, com exigência de 3ª dose da vacina

Novo protocolo será válido a partir de segunda (07/03), para eventos em ambientes controlados. Ceará tem 80% da população com duas doses da vacina

Com a tendência de queda de novos casos de Covid-19 e de óbitos no Ceará, o governo estadual decidiu liberar, a partir desta segunda (07/03), eventos em ambientes fechados, sem restrição de público, mas com exigência de apresentação do cartão de vacinação contra o novo coronavírus, com as três doses do imunizante.

Governador do Ceará Camilo Santana
Eventos em locais controlados serão permitidos sem limite de público, com apresentação de cartão de vacinação com as três doses/Foto: Governo do Ceará/Divulgação

De acordo com o decreto que será publicado, para as demais atividades econômicas que necessitam da apresentação do passaporte vacinal, como restaurantes, a exigência das três doses irá vigorar a partir do dia 21 de março. A publicação também prevê que não haverá mais obrigatoriedade da máscara N95, com exceção das atividades que exijam no seu protocolo.

- Publicidade -

As novas regras foram definidas pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Ceará. Dessa forma, eventos sociais, festivos e esportivos em ambientes controlados poderão acontecer sem restrição de capacidade. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), nesta sexta-feira (4), através das redes sociais.

“Por conta desses números favoráveis, o comitê tomou as seguintes decisões: eventos sociais, festivos e esportivos controlados, respeitando a capacidade de seus espaços, com a obrigatoriedade do passaporte da vacina com as três doses, para pessoas acima de 18 anos, e com o uso da máscara, poderão funcionar sem limite de público”, informou Camilo Santana. De acordo com o governador, as novas regras passam a valer a partir da próxima segunda-feira (7).

Cenário epidemiológico é considerado favorável, segundo Secretaria de Saúde

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Gadelha, o cenário epidemiológico encontra-se favorável. “Os dados são muito animadores. As pessoas que vêm sendo atendidas nas unidades de atendimento com síndrome respiratória dando positivo para covid-19 vêm reduzindo. Chegamos a ter 80% e hoje estamos com 2,1% de positivos”, ressaltou o gestor da Sesa.

- Publicidade -

O Ceará tem atualmente 80,3% da população acima de 5 anos vacinada com duas doses e 43,4%, com a dose de reforço. Segundo o governador Camilo Santana, o avanço da vacinação foi importante para controlar a “terceira onda” do Covid-19 no estado. “Na grande maioria dos casos os sintomas foram leves. As pessoas que não se vacinaram ou que tinham muita comorbidade foram as que mais tiveram que se internar ou chegaram a óbito”, destacou.

*Com informações do Governo do Ceará


Leia também – Em 10 anos, Ceará atrai mais de R$ 29,5 bilhões em investimentos privados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -