FEBRABAN lança campanha nacional antifraudes

Da redação A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) lançou nesta quarta-feira (13) em redes de TVs abertas e fechadas uma campanha para alertar e orientar a população a se prevenir de fraudes intitulada Pare & Pense #Pode ser Golpe. Pesquisa da empresa de soluções de informação TransUnion revela que ao comparar os últimos quatro meses […]

Da redação

A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) lançou nesta quarta-feira (13) em redes de TVs abertas e fechadas uma campanha para alertar e orientar a população a se prevenir de fraudes intitulada Pare & Pense #Pode ser Golpe.

- Publicidade -

Pesquisa da empresa de soluções de informação TransUnion revela que ao comparar os últimos quatro meses de 2020 aos primeiros quatro meses de 2021, o percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital originadas no Brasil contra empresas de serviços financeiros cresceu 612%. Globalmente, esse índice registrou aumento de 149%

A da Febraban traz informações e dicas para que clientes bancários se protejam de golpes aplicados por criminosos, como o do falso motoboy, da troca de cartão, de pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e da falsa central ou do falso funcionário de banco.

“Esta campanha é um bom exemplo de como o marketing pode ser corretamente usado para levar informação importante às pessoas e garantir a segurança dos clientes, que sempre foi prioridade do setor bancário, tanto que os bancos investem cerca de R$ 2,5 bilhões por ano em cibersegurança”, diz Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN.

- Publicidade -

Com uma paródia da música “Pare”, de Zezé Di Camargo e Luciano, a campanha joga luz para um assunto sério em tom leve, apresentando três versões de peças para a TV: uma com dicas para golpes em geral, outra para alertar sobre golpes que usam o aplicativo de mensagens WhatsApp e uma terceira versão que abordará o golpe da Falsa Central Telefônica de bancos.

Além dos filmes, a campanha contará com spots de rádio e materiais Out of Home e peças digitais exclusivas para WhastApp, Linkedin, YouTube, Instagram e Facebook.

A estratégia também contempla a participação de influencers que darão dicas antifraudes em suas redes sociais, como Preta Gil, GKay, Majur, Leo Santana, Gabi Versani, Felipe Roque, Blog da Cora, Vó da Pomba, e ainda estará presente em páginas de conteúdo digital no Instagram que contam com milhões de seguidores.

“Nosso objetivo foi criar uma campanha de grande escala para levar informação para toda a população sobre como se prevenir de golpes e fraudes que tanto dão dor de cabeça e trazem prejuízos financeiros”, afirma Madalena Nader, que assumiu recentemente a Gerência Executiva de Marketing da FEBRABAN. Ela lembra que a pesquisa Radar FEBRABAN de setembro revelou que 95% dos entrevistados que receberam informações de prevenção a golpes afirmaram que o material foi importante para prevenção ou para sua atitude diante tentativas de fraudes. “Isso mostra a importância das ações de conscientização”, complementa .

“Como os golpes afetam brasileiros de todas as idades e classes sociais, escolhemos um hit dos anos 90, que toca as pessoas mais velhas, e adaptamos para a temática atual das fraudes, com muito humor”, diz Lucio Caramori, diretor de criação da iD\TBWA.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -