As demissões provocadas pela pandemia estão impulsionando a terceirização da gestão financeira
Por Patrícia Raposo
Cresce entre as micro e pequenas empresas a busca pelo BPO financeiro, um serviço que consiste na terceirização da gestão financeira. O PBO (Business Process Outsourcing) é um recurso para as empresas que não possuem estrutura para cuidar da área financeira ou que precisam do um reforço de um especialista.
“Em grande parte dos casos, o serviço financeiro é pelo feito pelo dono, que acaba sem tempo para cuidar de todos os detalhes burocráticos que envolvem impostos, folha de pessoal, pagamentos, e isso tende a gerar problemas”, explica a BPO financeira Sayonarah Pacheco, da Alvo Gestão e Consultoria.
De acordo com Aurimar Borges, sócio na AJS Capital, um dos grandes benefícios do BPO é a segurança financeira: ‘’É poder contar com uma estruturação que dê mais segurança para a continuidade do negócio. Ter uma prestadora que se esforça para cuidar da contabilidade e das finanças da empresa impede falhas graves e prejuízos,’’ conta.
Formada em contabilidade e com especialização em BOP Financeiro, Sayonarah explica que também há casos em que empresários contratam o BPO para preparar a equipe interna. Ela disse que, com a pandemia, a demanda pelo serviço aumentou.
Pesquisa realizada pela Technavio, empresa global de consultoria, comprova isso. Os dados revelam que o mercado de terceirização de processos deve crescer entre 2020 e 2024, devido ao impacto do COVID-19, que levou empresas de diversos portes a reduzir custos operacionais.
“Muitos empresários precisaram demitir seus colaboradores e ficaram perdidos, sem saber o que tinham que providenciar, principalmente o que tinham que pagar de impostos”, recorda Sayonarah.
Afora isso, tem crescido a consciência do empresário sobre a qualidade da gestão. “Uma das principais causas da grande mortalidade entre as empresas é a má gestão financeira ou sua completa ausência”, alerta a BPO. Segundo o Sebrae, essa falha alcança das 60% que fecham as portas.
De acordo com o especialista em finanças Aurimar Borges, o BPO Financeiro é ideal para empresas que têm um quadro de funcionários reduzido. ‘’O BPO se encaixa perfeitamente naquelas empresas que não possuem margem para contratar um colaborador especializado, garantindo a expertise necessária para tocar as finanças do negócio’’, explica.
Ele explica que, quando a organização opta por um BPO financeiro, pode-se ter uma visão mais ampla do negócio por meio de gráficos e relatórios baseados em dados que demonstram os pontos que precisam de atenção.
Ele ressalta que a contratação de um serviço de BPO ajuda a não sobrecarregar os gestores e profissionais da empresa. Além disso, colabora para otimizar os processos de maneira que a companhia foque mais em sua atividade principal para garantir ótimos resultados.
O BPO financeiro pode desenvolver um plano de redução de custo para que o negócio se torne mais sustentável. “Essa é uma vantagem que ajuda a fortalecer e promover a saúde contábil da empresa”, diz.