A visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva a Sergipe atendeu a um pedido do governador Fábio Mitidieri, feito no início do ano, durante uma de suas viagens à Brasília. E nesta quarta-feira (15), ele aproveitou a ocasião da visita de Lula às obras da BR-101 para avançar com as demandas que apresentou ao presidente.
“O presidente Lula havia pedido aos governadores três propostas de investimentos. Levei a finalização do Canal de Xingó, fundamental para nossos produtores, a ponte entre Neópolis e Penedo e a retomadas das BRs-101 e 235”, disse o governador Fábio.
O Canal de Xingó servirá para garantir a segurança hídrica em Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e em Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. A água será captada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV e poderá ser utilizada para abastecimento humano, atividades agropecuárias e agroindustriais. O Canal terá cerca de 300 quilômetros de extensão e está dividido em quatro fases. As fases II, III e IV alcançarão os municípios sergipanos de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória.
Durante a visita, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, apresentou o andamento do projeto do Canal de Xingó informando que o Tribunal de Contas da União solicitou atualização do projeto e que a parte técnica e de financiamento está pronta.
Obras da BR-101
Já a BR-101 tem impacto direto na economia sergipana por gerar emprego e perspectiva de desenvolvimento. “A malha viária e a localização estratégica do estado, entre dois grandes mercados consumidores (BA e PE), favorece a atração de investidores”, disse
A BR-101 é uma das rodovias mais importantes de Sergipe. Iniciando no município de Propriá, atravessa todo o território sergipano, passando por 17 municípios. Com aproximadamente 206 km de extensão, a BR-101 é um principal eixo logístico, ligando Sergipe ao restante do país.
Em janeiro, foram retomadas as obras de duplicação/restauração no trecho entre o povoado de Pedra Branca, em Laranjeiras, e Maruim. A perspectiva de entrega do trecho é abril deste ano e de todo o lote em 2024.
O trecho entre Estância e o estado da Bahia aguarda licença do Ibama. Já o projeto dos contornos de Umbaúba e Cristinápolis estão sendo reavaliados pelo DNIT. Existe a previsão, ainda, de licitação no primeiro trimestre dos viadutos de acesso a Carmópolis e Santo Amaro (Porto de Sergipe), além de seis passarelas e do encabeçamento da ponte sobre o rio Sergipe, no povoado Pedra Branca. Na BR-235, a informação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é que a rodovia passa por recapeamento e serviços de manutenção.
Mais de 100 obras
Renan Filho, ministro dos Transportes, também estava presente e falou sobre investimentos de R$ 22 bilhões. “Retomar obras significa acreditar na competitividade nacional. Estou muito feliz em estar em Sergipe e fazer parte deste momento. São mais de cem obras em todas as regiões do País para gerar emprego e movimentar a economia”.
O governador Mitidieri agradeceu a escolha por Sergipe para lançamento oficial da retomada de obras. “Estive outras três vezes com o senhor pedindo que olhasse para nosso estado e o senhor sempre disse que Sergipe está no seu coração. Esse povo aqui está com o coração cheio de esperança e de confiança que reconstruiremos esse País e não vamos te faltar. Estamos muito orgulhosos de sermos o estado da retomada das obras de infraestrutura! Vamos construir uma grande parceria. A hora é de trabalho! Conte comigo, presidente Lula”, afirmou o governador.
Durante visita ao canteiro de obras, Lula enfatizou que o objetivo de seu governo é fazer o Brasil voltar aos bons índices econômicos e sociais. Na ocasião,
Leia também:
Lula visita obras de duplicação da BR-101 em Sergipe
A saída para Pernambuco passa pela ferrovia da Bemisa. Entenda a razão
Com refinaria, Porto de Pecém poderá ser ponto de reabastecimento de navios
Suape vai dar início ao abastecimento de navios em alto-mar por empresas privadas
Cade aprova aquisição de área do EAS pela APM Terminals, mas investigará stalking horse