Porto de Sergipe embarca 28 mil toneladas de milho para África

Governo estuda ampliar profundidade do porto para receber navios de maior calado.
Embarque de milho no porto de Sergipe
Embarque de milho no Porto de Sergipe/Foto: divulgação Ascom-SE

Nesta terça (14), 28 mil toneladas de milho começaram a ser embarcadas no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), popularmente conhecido como Porto de Sergipe, rumo ao continente africano. Sergipe é reconhecido como um dos principais produtores de milho do Nordeste. Ano passado, a produção chegou em torno de 890 mil toneladas. Este ano, o primeiro embarque da produção dos grãos aconteceu em janeiro, movimentando em torno de 32 mil toneladas da commodity, que partiram para abastecer o mercado sul-americano.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, acompanhou as primeiras operações realizada pela VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, em Barra dos Coqueiros, Sergipe.  A previsão é de que em março aconteça outra operação. A carga não ´exclusiva de Sergipe. O estado responde por 50% do volume embarcado  e o restante vem dos estados de Alagoas e Bahia. A produção sergipana se concentra nos municípios como Frei Paulo, Itabaiana e Moita Bonita.

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Durante a visita, o governador conheceu as instalações do navio. “As operações endossam a capacidade do terminal para atender o agro do Nordeste. O embarque de grãos de milho mostra a força do nosso agronegócio. Vivemos um grande momento na agricultura, no agronegócio sergipano, e esse embarque coroa isso com certeza. Sergipe vem batendo recordes na produção de milho e na pecuária. Hoje, nós somos o maior produtor de leite do Brasil, éramos o segundo e passamos a ser primeiro, o que demonstra a efetividade da nossa produção,” disse Mitidieri.

comitiva do governador de Sergipe no porto
Governador e sua comitiva assistiram ao embarque do milho no terminal portuário/Foto: Ascom-SE

Porto passará por obras

O governador falou das melhorias que pretende executar no porto com a VLI: “Em 2027, Sergipe vai iniciar a exploração de gás e o que queremos é ver o nosso porto ampliado para que possamos receber os navios de grande porte e com isso gerar mais emprego, trazer indústrias e investimentos para cá. Por isso, temos conversado com a VLI sobre a necessidade da ampliação do calado, é uma obra estruturante, uma obra que leva anos, não é uma obra tão simples, mas nós temos que nos preparar agora”.

De acordo com o gerente Comercial da VLI para o TMIB, Márcio Marques, entre as vantagens do terminal estão ainda a proximidade com os principais corredores logísticos da região e polos produtores, além do menor tempo de espera para atracação. “Por meio do TMIB, temos potencial para contribuir com novas conexões do agro regional com o mercado global. O terminal oferece uma infraestrutura moderna e capacidade operacional para atender a demanda da região. Além do milho, o terminal também movimenta soja, farelo, trigo, fertilizantes, concentrado de cobre, minério de ferro, coque e cimento”, disse Marques.

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A exportação do milho é feita em parceria com a Agribrasil, uma das maiores exportadoras de grãos do Brasil, cliente da VLI, com presença em 10 estados no Brasil e uma subsidiária na Suíça. Segundo o diretor de Logística da Agribrasil, Ivan Cicolani, a escolha do TMIB para as operações da companhia “é um efeito natural, decorrente da eficiência operacional”.

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