Criado em parceria com universidades, instituições públicas e privadas, o Rio Grande do Norte passa a ter um portal que reúne informações econômicas e sociais para ajudar na formulação das estratégias governamentais. O Observatório de Indicadores do Estado (ObservaRN), lançado oficialmente nesta segunda-feira (25), é uma iniciativa da pela Secretaria do Planejamento, do Orçamento e Gestão (Seplan) cujo decreto de instituição foi assinado pela governadora Fátima Bezerra.
“O ObservaRN significa planejamento, por reunir dados e informações com transparência, ética e zelo nas funções públicas. Vai contribuir para implementar as políticas públicas com mais eficiência e para a promoção dos direitos e bem estar à população. É como um livro aberto a toda a sociedade para consultas”, afirmou Fátima Bezerra no ato de lançamento que aconteceu no auditório da Governadoria em Natal.
O observatório vai reunir indicadores sociais, econômicos e gerenciais que estarão disponibilizados para diversos atores da sociedade como agentes públicos, cidadãos, órgãos de fiscalização e controle, instituições da sociedade civil organizada, imprensa, as instituições de pesquisa, dentre outros.
Fátima Bezerra destacou ainda que o portal se conecta com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas que define 17 objetivos a serem alcançados em promoção da paz, da justiça social e de políticas eficazes no atendimento às demandas por melhor qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
Os dados disponibilizados pelo portal servirão como base para desenvolvimento de estudos, produção de diagnósticos situacionais e avaliações de políticas públicas. Também servirão como parâmetro para a adoção de estratégias para melhorar a prestação de serviços públicos nas áreas da saúde, segurança e educação, a promoção da cultura, a melhoria na mobilidade urbana, a preservação do meio ambiente, a mitigação de ameaças climáticas e o fortalecimento da agricultura de forma sustentável.
“O ObservaRN é uma construção coletiva, com participação dos vários órgãos do estado, podendo contar com instituições externas ao governo estadual, como as universidades, federações, IBGE e Dieese, que trabalham com dados referentes ao RN e permite avaliações estatísticas e uma nova ferramenta para subsidiar novos projetos, investimentos e ações públicas e do setor privado”, explicou a secretaria de Estado do Planejamento, Virgínia Ferreira.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, declarou que a iniciativa compreende a importância do planejamento estratégico. Na UFRN se planeja para dez anos e para os quatro anos de cada gestão fundamentados em indicadores. Apoiamos a iniciativa do ObservaRN através das práticas e conhecimentos que aplicamos e isto agora está disponível ao Governo do RN”, explicou.
Para o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos e Socioeconômicos – Dieese-RN, José Ediram Teixeira, “a iniciativa é de grande importância por que vai disponibilizar informações constantes e atualizadas para a tomada segura de decisões”. O observatório está aberto para formalização de parcerias com instituições públicas e privadas.
Observatório estratégico
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, declarou que a iniciativa “compreende a importância do planejamento estratégico. Na UFRN se planeja para dez anos e para os quatro anos de cada gestão fundamentados em indicadores. Apoiamos a iniciativa do ObservaRN através das práticas e conhecimentos que aplicamos e isto agora está disponível ao Governo do RN”.
Para o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos e Socioeconômicos – Dieese-RN, José Ediram Teixeira, “a iniciativa é de grande importância por que vai disponibilizar informações constantes e atualizadas para a tomada segura de decisões”.
* Com informações do Governo do Rio Grande do Norte
Leia mais: BNDES financia R$ 88,5 mi para banda larga na Paraíba e Rio Grande do Norte