Casa dos Ventos emite debêntures para expansão de parque eólico no RN

A empresa Casa dos Ventos vai financiar parte de uma expansão de um parque eólico no Rio Grande do Norte com a emissão de debêntures.

A empresa brasileira de energias renováveis Casa dos Ventos realizou sua primeira emissão de debêntures verdes que somam R$ 430 milhões e vão financiar parte da expansão do Complexo Eólico Rio do Vento – um dos maiores parques onshore do mundo, localizado no Rio Grande do Norte. Completo, o projeto terá uma potência instalada de 1.038 megawatts (MW), contribuindo para evitar a emissão anual de aproximadamente 2 milhões de toneladas de carbono (CO2) na atmosfera.

Casa dos Ventos RN
Complexo da Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte/Foto: divulgação

O complexo vai receber um investimento de R$ 4,9 bilhões, e conta, ainda, com o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste (BNB). “O mercado financeiro, como reflexo da importância e da urgência da transição energética mundial, tem valorizado cada vez mais os títulos com atributos ambientais”, explica o diretor Financeiro da Casa dos Ventos, Ivan Hong. Segundo ele, “as debêntures que estamos emitindo contribuem para viabilizar um projeto com impacto positivo comprovado e são uma oportunidade de investimento sustentável”.

- Publicidade -

A oferta das debêntures foi coordenada pelos bancos BTG Pactual (coordenador líder), Itaú BBA e BNDES. Esta é a primeira participação do banco público na coordenação de emissão de debêntures. Os títulos terão remuneração semestral e prazo total de 16 anos.

As debêntures verdes vinculam-se a quatro parques eólicos que somam 268 MW de capacidade. O empreendimento completo de Rio do Vento, quando concluído, terá 240 aerogeradores com 1.038 MW de potência instalada. 

Complexo eólico Rio do Vento

Atualmente, a primeira fase do complexo Rio do Vento está em operação, com 504 MW de capacidade instalada, produzindo uma energia que é consumida pela Anglo American, Braskem, Grupo Moura, Tivit, Vulcabras, entre outros. A atual expansão, com a qual as debêntures estão relacionadas, adicionará outros 534 MW em 2023. A futura produção de energia já está contratada e vai abastecer as operações da Dow e da Rima Industrial.

- Publicidade -

A iniciativa reitera o compromisso assumido pela Casa dos Ventos quando se tornou signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A companhia trabalha de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, principal agenda de sustentabilidade global criada no contexto do Acordo de Paris, em 2015. A emissão das debêntures verdes está diretamente relacionada a dois ODS: o Objetivo de número 7, “Energia Acessível e Limpa”; e o Objetivo 13, “Ação Contra a Mudança Global do Clima”.

Quem é a Casa dos Ventos

A Casa dos Ventos é uma das pioneiras na geração eólica no Brasil. Ela desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis, além de comercializar energia. Para se ter ideia do porte da companhia, a empresa desenvolveu um em cada três parques eólicos em operação ou construção no Brasil.

A trajetória dela é marcada por investimentos em inovação e concepção de soluções customizadas para apoiar a transição energética de consumidores para um suprimento sustentável.

Com informações da assessoria de imprensa da Casa dos Ventos

Leia mais:

MME: eólica e solar têm 2ª maior posição na matriz energética

Governo federal promete devolver a autonomia do Porto de Suape

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -