O Governo do Piauí anunciou, na sexta-feira (8), que foi iniciada a terceira etapa das obras de pavimentação asfáltica, manutenção e conservação da PI-397, a Rodovia Transcerrados, que é fundamental para o escoamento da produção de soja no sul do estado. Os serviços são executados por meio do consórcio CS Grãos do Piauí, que desde 2021 está inserido naquela que ficou conhecida como a primeira Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão de uma rodovia no Nordeste brasileiro.
O trecho que está recebendo as intervenções tem um total de 95 quilômetros, entre o entroncamento com a PI-262, na Bunge Serra do Quilombo, em Bom Jesus, até a Fazenda Paraíso, na cidade de Gilbués. Ao todo, sete municípios dos Cerrados Piauienses estão sendo beneficiados: Sebastião Leal, Uruçuí, Manoel Emídio, Alvorada do Gurguéia, Palmeira do Piauí, Currais e Bom Jesus. Em maio, outros 236 quilômetros, de um total de 333 quilômetros, já haviam sido entregues por meio da PPP.
Quando os serviços forem entregues, será possível a conexão com a BR-235, até os municípios de Gilbués e Santa Filomena. A melhoria do pavimento é a primeira parte de uma série de entregas a serem feitas pela parceira privada, que está responsável pela administração da rodovia durante 30 anos. “Uma obra histórica do Governo do Estado por meio de uma PPP, trazendo conforto, competitividade e segurança para quem trafega nas rodovias do sul do Piauí. A estrada está em perfeito estado e toda sinalizada”, celebrou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), Leonardo Sobral.
Trecho integra projeto de 333 quilômetros e R$ 650 milhões investidos
O investimento total no projeto é de R$ 650 milhões. Dos 236 quilômetros inaugurados em maio, 144 receberam pavimentação asfáltica, e 92 passaram por serviços de manutenção e conservação. Ao longo da rodovia, a parceira privada do Governo do Piauí já inaugurou os primeiros postos de pedágio. A gestão estadual garante que, apesar do custo para utilizar a estrada concedida, os produtores agrícolas estão satisfeitos e pagando menos pelo frete, já que o estado da rodovia está impactando nas operações.
“Um percurso que antes levava mais de seis horas, hoje é possível fazer em cerca de três horas. E agora tem mais esse projeto de pavimentação de 95 quilômetros”, explica Sobral, acrescentando que, só na região dos Cerrados do Piauí, mais de R$ 800 milhões em investimentos do Governo do Estado estão previstos para construir ou recuperar cerca de 600 quilômetros de estradas.
Piauí celebra resultados e está ampliando trechos de estradas sob PPP
O Governo do Piauí avalia que a PPP está tendo bons resultados. Em maio, durante a entrega dos primeiros 236 quilômetros da obra, o governador Rafael Fonteles chegou a dizer que “o modelo de PPP da Transcerrados está virando um caso de sucesso para o Brasil” e que faria a expansão para outras rodovias “sempre que possível”.
A decisão de ampliar a parceria com o consórcio CS Grãos do Piauí inclui mais 308 quilômetros de rodovias, abrangendo a PI-247, a PI-391 e a PI-392, na mesma região. Com isso, somadas à Transcerrados, as operações das empresas privadas na gestão de estradas no estado chegarão a um total de 584 quilômetros. Segundo o Governo do Piauí, todas essas rodovias são corredores de escoamento da produção agrícola no sul do estado e de conexão com os demais entes da região conhecida como Matopiba, formada por localidades produtoras do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia.
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