
A Prefeitura do Recife formalizou nesta quarta-feira (9) o pedido de cooperação técnica à Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco para iniciar o processo de autorização de porte de arma de fogo por agentes da Guarda Municipal. O protocolo foi entregue pelo prefeito João Campos ao superintendente da Polícia Federal (PF) no estado, Antônio de Pádua.
O processo marca a adesão da capital pernambucana a um modelo já implementado em outras cidades brasileiras. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Goiânia e Natal já contam com guardas municipais armadas em operação, seguindo regulamentações previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) e nas normas da Polícia Federal.
Segundo o prefeito João Campos, a implantação em Recife será feita de maneira gradual e responsável. “Demos o primeiro passo formal para o armamento gradual da Guarda Municipal do Recife. Este será um processo sério, com etapas bem definidas, e que prioriza a segurança dos recifenses e o treinamento rigoroso dos guardas municipais”, afirmou.
Guarda do Recife terá formação, controle e tecnologia
O processo está estruturado em etapas obrigatórias, que incluem: criação de Corregedoria e Ouvidoria exclusivas para a corporação; realização de avaliações psicológicas para seleção dos agentes; capacitação técnica especializada para uso de armas de fogo; e adoção de câmeras corporais (bodycams) como instrumento obrigatório durante as operações.
Com a mudança, a Guarda Municipal da capital pernambucana também passará a atuar no patrulhamento preventivo de bairros, aumentando a presença territorial e reforçando a integração com outras forças de segurança pública, como as polícias Militar e Civil.
“Segurança pública se constrói com responsabilidade, estrutura, formação e presença. Esse é mais um passo importante para que o Recife tenha uma Guarda Municipal moderna, equipada e em condições de proteger a população com ainda mais eficiência”, completou o prefeito João Campos.
Veja também:
Com voto de petista, Câmara do Recife aprova indicação para armar Guarda Municipal