Comissão da Alepe vai intermediar negociações entre Sinpol e Estado

De acordo com Porto, a expectativa é que a partir do encontro desta terça, o governo defina uma data para receber os dirigentes do Sinpol e, assim, instale uma mesa de negociação com a categoria e apresente suas propostas
Na reunião, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu Sinpol e deputados de diferentes partidos para compor uma comissão que vai ao Palácio do Campo das Princesas para fazer a negociação entre o Estado e a categoria. Foto: Lucas Patrício

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu, nesta segunda-feira (19/2), juntamente com comissão de parlamentares, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros, e dirigentes de outras entidades ligadas à segurança pública para tratar de pleitos da categoria e dar início ao processo de intermediação junto ao Governo do Estado.

Nesta terça-feira (20/2), às 10h, uma comissão suprapartidária formada pelos deputados Joel da Harpa (PL), Gleyde Ângelo (PSB), Mario Ricardo (Republicanos), Renato Antunes (PL) e Eriberto Filho (PSB) será recebida, no Palácio do Campos das Princesas, por representantes do Executivo para apresentar e defender a pauta de reivindicações dos policiais.

Os profissionais pedem melhorias na estrutura dos equipamentos de trabalho e atualização do Plano de Cargos e Carreiras. De acordo com Porto, a expectativa é que a partir do encontro desta terça, o governo defina uma data para receber os dirigentes do Sinpol e, assim, instale uma mesa de negociação com a categoria e apresente suas propostas.

“No que depender da Casa, vamos lutar por isso (pela negociação e o entendimento). Esta não é só uma luta dos policiais, é de todos os pernambucanos. A partir do momento em que se melhora a segurança, melhora a vida de todo mundo, não só dos policiais. Mas é importante ter estrutura física e também (ser considerada) a questão dos salários”, disse Porto.

De acordo com o deputado, é preciso se sentar e negociar sem que se cogite greve, o que, segundo ele, não é interessante para ninguém e só deixa a população em pânico. “Então, é importante ter a sensibilidade do governo”, afirmou. Há cerca de dez dias, às vésperas do Carnaval, a paralisação que vinha sendo anunciada pela Polícia Civil acabou suspensa por conta da interveniência de Porto, que colocou a Alepe à disposição para fazer a intermediação com o Governo do Estado.

De acordo com Áureo Cisneiros, o que a categoria quer é contribuir para que o Juntos pela Segurança dê certo. “Ninguém torce pelo quanto pior, melhor”, disse. Ele lembrou que os próprios policiais estão sendo mortos, indicando que a violência está em níveis insuportáveis em Pernambuco, “Por isso estamos aqui, para reestruturar e fortalecer a Polícia Civil, que é a polícia de investigação do nosso Estado”, enfatizou.

O presidente do Sinpol observou que a reestruturação das delegacias e equipamentos que respaldam a rede de atuação da Polícia Civil, principalmente da Polícia Científica, é algo urgente, principalmente para assegurar condições adequadas de trabalho e o devido atendimento à população. Ele explicou ainda que é imprescindível atualizar o Plano de Cargos e Carreiras e rever do concurso público já lançado pelo Estado. O Sinpol calcula que o atual déficit de pessoal chega a mais de 6 mil policiais e entende ser fundamental que sejam abertas pelo menos 2 mil novas vagas. Atualmente, o edital publicado pelo Estado contempla a contratação de um contigente de apenas 445 profissionais.

Além de Cisneiros, participaram do encontro Nilson Alves de Oliveira, presidente da Associação dos Peritos Papiloscopistas de Pernambuco; Marcelo Almeida, presidente da União dos Escrivães de Polícia do Estado de Pernambuco; Marcos Rodrigues, diretor da Associação Nacional dos Escrivães de Polícia; Enoque José Santos, vice-presidente do Sindicato da Polícia Científica; Diogo Victor, presidente da Associação dos Delegados de Pernambuco, além de outros representantes.

Leia também:
Netanyahu reage a fala de Lula sobre holocausto e convoca embaixador
Eleições 2024: entenda diferença entre votos em branco e nulos
João Campos recebe prêmio da ONU para Compaz nos EUA
Fuga de presídio em Mossoró entrará no debate das eleições de outubro
Bolsonaro pede afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe
Defesa de Bolsonaro pede ao Supremo que passaporte seja devolvido
Lula chega ao Egito para visita oficial de dois dias
PSDB filia prefeitos do Sertão do Araripe

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -