Sob a marcante presença da maior fabricante de baterias da América do Sul, a Moura, acontece, em Belo Jardim, no Agreste pernambucano, a primeira edição do Jardim Digital, festival de tecnologia, inovação, negócios e marketing digital. O evento será realizado nos dias 23 e 24 deste mês, com a proposta de impulsionar o potencial disruptivo do município e da região, conectando educação e conhecimento com empreendedores, investidores, pesquisadores e a população.
A iniciativa é relevante diante do parque fabril da empresa, cujas baterias se tornaram equipamento original para cerca de 55% dos veículos produzidos no Mercosul – Argentina, Brasil e Uruguai. São mais de quinze fabricantes de veículos e motos desta região que compram baterias da Moura, incluindo os maiores: Stellantis, Volkswagen e General Motors. A Moura será uma das estrelas no palco do festival.
Com uma programação intensa, o Festival vai reunir durante dois dias grandes marcas locais e nacionais, referências em inovação e tecnologia, e palestrantes de peso como Caio Misticone, Gerente de Engajamento e Parcerias para América Latina da Netflix, Fernando Mazzarolo VP de Direct to Consumer no Zé Delivery, Spartacus Pedrosa, Diretor Executivo do ITEMM, Silvio Meira, cientista-chefe da tds.company, Francisco Dias, gerente de TI da Moura, Arnaldo Xavier, CEO da Rota do Mar, Camila de Oliveira Boschini, Analista de Produtividade e Inovação da ABDI e Rosário Pompeia, diretora de operações da Lefil
Realizado pela Fundação Bitury, em parceria com o IFPE e com UFRPE, campus Belo Jardim, e com apoio do Porto Digital e do Sebrae, o Jardim Digital tem como conceito O futuro no Agreste e o Agreste do futuro. “O Agreste já está no futuro produzindo conhecimento, tecnologia, inovação e soluções nos centros acadêmicos e nas empresas. O Jardim Digital surge com o propósito de ser um catalisador desse ambiente de inovação, de tecnologia, da economia criativa e do conhecimento acadêmico em efervescência em Belo Jardim e na região”, afirmou José Ferreira, diretor de conteúdo do Jardim Digital. Ferreira destacou, ainda, a importância de conectar esse ambiente com quem pensa e produz tecnologia e inovação em Pernambuco, no Brasil e no mundo
Belo Jardim é o 10 maior PIB per capita de Pernambuco, graças a presença da Moura e do Instituto de Tecnologia Mororó Moura (ITEMM), único no Brasil voltado exclusivamente para pesquisas relacionadas à eletrificação veicular e ao armazenamento de energia. O município abriga os campi do IFPE e da UFRPE, ambos com diversos cursos na área de tecnologia e inovação da região, como engenharia de software, sistemas da informação, Engenharia da Computação, automação industrial, autarquia de educação, faculdades privadas e instituições de formação como Senac e Senai. No Agreste, municípios como Caruaru, Pesqueira e Garanhuns estão produzindo pesquisa, tecnologia e inovação e o polo de confecção tem investido em tecnologia e inovação.
Baterias Moura
Esse cenário se deve à presença da indústria Moura, que ao longo dos anos vem investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento de baterias voltadas à eletrificação veicular e armazenamento de energia, através do Instituto Edson Mororó Moura (ITEMM), com destaque para o Moura BESS – sistema inteligente de Armazenamento de Energia para indústrias, estabelecimentos comercias e de serviços. A empresa também foi pioneira, na América do Sul, no desenvolvimento de baterias para carros a álcool, assim como para o segmento náutico.
“O Jardim Digital entrará para o calendário da região e com muito sucesso. Belo Jardim e o Agreste tem um forte polo industrial, vem se consolidando na educação técnica e superior, e precisava dessa vitrine de integração e divulgação”, comemora o coordenador do curso de Engenharia de Software, João Almeida, um dos organizadores do Festival. Com uma extensa programação, o Jardim Digital trabalhará com três eixos principais – inovação, negócios e marketing – e trilhas de conhecimento como tecnologia, empreendedorismo, comunicação e marketing, educação, economia criativa e cultura.
As inscrições são gratuitas e o Festival é voltado para estudantes (secundaristas, ensino técnico e universitários), profissionais da economia criativa, empreendedores, startup, investidores e gestores públicos e privados. A programação conta com diversas atividades como palestras, painéis, oficinas, Hackthon ABDI, exposições de projetos de tecnologia e inovação dos institutos e universidades públicas da região, espaços temáticos, de robótica e de games. Realizado pela Fundação Bitury, entidade sem fins lucrativos, em parceria com o IFPE e a UFRPE (UABJ), o Jardim Digita tem apoio do Porto Digital e do Sebrae e patrocínio de marcas como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e NIC.BR, da Fiepe, da Moura, da Zé Delivery, da Copergas, do Senac e Adepe.
Leia também:
Inteligência Artificial avança e desafia educação digital no Brasil