Já está ativo o serviço de emissão de DAE para pagamento do ICD nos casos de doação de dinheiro em espécie ou de veículos emplacados em Pernambuco através do site da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Com a iniciativa do Governo de Pernambuco, nesses dois casos o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis ou Doação de Quaisquer Bens ou Direito (ICD) não precisa mais gerar protocolo, nem os contribuintes precisam mais se deslocar às agências para serem atendidos presencialmente.
Quem receber doação em espécie (moeda corrente nacional) ou veículos emplacados no estado de Pernambuco pode gerar o documento de arrecadação estadual pela internet, através do link: https://efisco.sefaz.pe.gov.br/sfi_trb_gcd/PRCadastrarProcessoOnline.
A melhoria foi implantada para desburocratizar procedimentos de análise de processos de ICD, que em 2022 registrou, em média, 19.600 lançamentos desse tipo, sendo 10.000 causa mortes e 9.600 processos de doação.
“Ao desburocratizar o serviço, a Sefaz permitir que o próprio contribuinte faça, ele mesmo, a declaração do valor, em espécie, ou então do veículo. Dessa forma é possível emitir a guia pelo site com maior agilidade, facilidade e simplificação”, o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula.
Segundo ele, uma vez que terão as demandas atenuadas, os auditores poderão se dedicar aos processos mais complexos. “Isso deverá agilizar o atendimento em geral. Vamos continuar nos dedicando a outros processos do ICD de forma a agilizar os serviços que ainda não estão disponíveis pela internet. Isso vai garantir que em breve todas as guias possam ser emitidas, no site, pelo próprio contribuinte”, disse o secretário.
Leia também:
Lula vem ao Recife na próxima quarta. João Campos vai. E Raquel Lyra?
Brasil fechará pelo menos 20 acordos em viagem de Lula à China
Governo relança Mais Médicos e brasileiros terão prioridade
Lula recebe detalhes de nova âncora fiscal do governo