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Pitú chega aos 85 anos equilibrando legado e inovação com novos produtos

apesar de ser uma empresa muito tradicional, a Pitú mantém investimentos contínuos em inovação
Fábrica de bebidas da Pitú, em Vitória de Santo Antão - PE
Fábrica de bebidas da Pitú, em Vitória do Santo Antão – Foto: Divulgação

Por Lara Tôrres e Patrícia Raposo

Em 2023, a indústria pernambucana PITÚ completará 85 anos. Ao longo de sua história, milhões de litros de cachaça foram lançados no mercado. Mas a velha senhora anda se reinventando. Neste Carnaval, lança a linha de bebidas ice PITÚ REMIX. Um frescor juvenil em seu mix. A PITÚ REMIX é um produto para conquistar o público jovem, as gerações Z e dos milennials, adeptos à praticidade das coisas.

Com teor alcoólico mais baixo, de 7%, essa nova linha “ready-to-drink” de bebidas refrescantes da marca nasce com dois sabores, limão e abacaxi com coco, sendo é comercializada em latas de 269 ml, prontas para o consumo imediato.

As bebidas “ready-to-drink” não precisam ser misturadas com outras para consumo e são tendência mundial. Pesquisa do Nielsen Scantrack aponta que o consumo das bebidas com esse perfil cresceu 60% no mundo desde 2020.

Por conter um teor alcoólico mais baixo, os novos produtos são ideais para aqueles foliões que desejam “pegar leve” neste Carnaval. As latinhas de 269 ml são de dose individual e podem ser consumidas com facilidade em qualquer lugar.

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Nova geração na Pitú

“Toda a equipe PITÚ está vibrando em trazer essa novidade para o mercado. Temos 85 anos de história, somos uma empresa tradicional, mas nunca perdemos a capacidade de nos reinventar ao longo desses anos. As ices chegam para nos aproximar ainda mais do público jovem, que está em busca de bebidas mais leves. São bebidas em lata, super refrescantes, que devem ser consumidas geladas. Não haveria momento mais oportuno para esse lançamento do que o carnaval” afirma Maria Eduarda Ferrer, gerente de marketing da Pitú.

Maria Eduarda Ferrer, de 34 anos, integra a quarta geração da família e representa bem esse fresco juvenil na empresa. Ela é bisneta de Severino Ferrer de Moraes, que fundou a Pitú com José Ferrer de Moraes e Joel Cândido Carneiro. “A nova geração realiza um trabalho de continuidade do trabalho muito concreto que eles construíram ao longo dos anos. A gente chega, acima de tudo, com uma grande responsabilidade de seguir com esse legado com muito respeito, sabendo que a gente tem muito a aprender, a ouvir as pessoas que seguem construindo tudo até aqui”, diz a gerente de maketing.
Eduarda replica a atuação do seu avô, Aluísio Ferrer de Morais, que ao longo de seis décadas foi o responsável pelo setor Comercial e de Marketing da Pitú, consagrando a aguardente como a mais consumida no Nordeste, a segunda do País e a líder em exportação do produto para o mundo. A Pitú é produz cerca de 100 milhões de litros de cachaça por ano.

Em entrevista ao ME, Maria Eduarda disse que, apesar de ser uma empresa muito tradicional, a Pitú mantém investimentos contínuos em inovação, todos planejados numa equipe que agrega da primeira à quarta geração da família.

“De maneira geral, apesar de ter 85 anos de história, a empresa conseguiu passar de geração a geração. Faz parte da vida da família, do contexto do avô, do tio, primo, irmão. Independentemente dessa questão de mudança de geração, é uma marca muito democrática que sempre conseguiu permear as mais diferentes situações, tipos de públicos, de festas, ritmos musicais. Acho que a marca está acima do tempo. Digo que a gente é uma empresa muito tradicional, mas que nunca perdeu essa capacidade de se renovar, se aproximar do público e estar presente no dia-a-dia”, disse Maria Eduarda.

“Espírito jovem” da Pitú

A Pitú Remix é uma aposta em bebidas ready-to-drink, mais leves e refrescantes
A Pitú Remix é apresentada em latas, nos sabores limão e abacaxi com como

O projetos da nova bebida “ready to drink” vinha sendo estudado há algum tempo. “É muito prático pegar a bebida ali, pronta, botar pra gelar, abrir e tomar sem precisar misturar ingredientes” o que torna o produto excelente para todo tipo de festa e evento”, diz Eduarda Ferrer. 

A escolha dos sabores das bebidas foi feita com base em pesquisas sobre como as pessoas mais gostam de beber Pitú. “Ice e limão é clássica, a mistura de limão e cachaça é maravilhosa, tanto que a gente tem a Pitú Limão. E o sabor abacaxi com coco vem porque a gente sabe em pesquisa que as pessoas gostam de tomar Pitú com frutas”, explica.

A Pitú tem sua tradicional aguardente de cana pura, transparente e de sabor marcante, com teor alcoólico de 40%, vendida em garrafas retornáveis de 600 ml, garrafas de 965 ml e latas de alumínio com 350 ml, 473 ml e 710 ml. Há, ainda, a bebida mista de cachaça com limão – Pitu Limão, a bebida alcoólica mista à base de noz de cola – Pitú Cola e a Vodka Bolvana no catálogo.

A Pitú Cola, também considerada uma bebida leve “ready-to-drink”, continuará sendo produzida e manterá seu design original, mas fará “parte da família” das novas ices, que têm por objetivo de dialogar com o público das novas gerações. “Toda a comunicação é para esse público, com uma identidade visual mais colorida e moderna, diferente do que a gente usa para a cachaça tradicional. É um produto que nasceu com esse espírito jovem”, declara a gerente de Marketing.

A maior empresa de cachaça das regiões Norte e Nordeste, contudo, não se afastou de seu público cativo, mantendo a fabricação, por exemplo, da Pitú Cola, já uma velha conhecida dos apreciadores do tradicional drink, que fará parte da nova “família” de bebidas leves.

“Inicialmente, ela vai continuar na mesma embalagem, mas a tendência é que ela se encaixe nessa categoria. Inclusive quando divulgamos as ices, vimos algumas pessoas preocupadas se não iríamos aposentar a Pitú Cola. Ela continua e vai fazer parte desse portfólio de drinks leves da gente”, declara Maria Eduarda. 

As bebidas premium da Pitú passam por um processo meticuloso de envelhecimento em barris de carvalho – Foto: Divulgação/Pitú

Além disso, a marca ainda conta com uma linha de bebidas mais sofisticadas, como a Pitú Gold Premium, envelhecida em barris de carvalho americano por dois anos; e a Vitoriosa, envelhecida por no mínimo cinco anos em barris de carvalho francês, antes de ser transferida para barris de carvalho americano, onde ocorre o aprimoramento da qualidade sensorial do produto através do refinamento e da harmonização de aromas e cor.

Esse legado lhe rendeu, inclusive, sucesso no mercado de exportação. Hoje, a Pitú se mantém entre as 20 marcas de bebidas destiladas mais produzidas no mundo, estando presente na Alemanha, Áustria, Grécia, Espanha, Suíça, Bélgica, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, Guiana Francesa, Israel e México.

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