Tramontina ingressa no segmento de porcelana com fábrica em Pernambuco

O empreendimento coloca o estado no mapa da fabricação de porcelana de mesa no Brasil, tradicionalmente concentrado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A Tramontina ingressa oficialmente no segmento de porcelana de mesa. Começa a operar nesta terça-feira (17), em Pernambuco, a Tramontina Porcelana.  O empreendimento coloca o estado no mapa da fabricação de porcelana de mesa no Brasil, tradicionalmente concentrado nas regiões Sul e Sudeste. Inicialmente, serão gerados mais de 300 empregos diretos.

A fábrica foi inaugurada pelo presidente da Tramontina, Clovis Tramontina, com a presença de autoridades, entre elas, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Serão mais de 200 novos produtos entre pratos, xícaras, pires, canecas, saladeiras e travessas, somados ao portfólio de mais de 22 mil itens da indústria centenária. A unidade tem capacidade de produção para 46 mil peças por dia e utiliza inteligência artificial e robotização para garantir maior eficiência e produtividade.

- Publicidade -

Com 54 mil m² de área construída, a planta está localizada no Distrito Industrial de Moreno, município que integra a Região Metropolitana do Recife. As obras iniciadas em 2018 contaram com recursos da Finep Inovação e do Banco do Nordeste.

Tramontina Porcelana
Inauguração da unidade, com presença de autoridades/Foto: divulgação

Essa não é a primeira unidade da empresa no estado nordestino e não será a última. A Tramontina Delta, inaugurada em 1998, produz em Moreno móveis de plástico injetado, rotomoldados e conduítes para os mercados do Norte e do Nordeste.

A linha de produção ganhará uma unidade própria da Tramontina Eletric que já está em terraplenagem no terreno da Tramontina Porcelana, e deve ficar pronta daqui a dois anos. Além de conduítes, poderá produzir outros materiais elétricos, como interruptores. Até lá, os conduítes seguem sendo produzidos na filial da Tramontina.

- Publicidade -

O terreno que abriga a planta da Tramontina foi doado pelo Governo do Estado. De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu, a competitividade e a atratividade do Estado garantiram a concretização do projeto, iniciado anos atrás, ainda no governo Eduardo Campos, que inclusive foi homenageado no evento.

“A companhia também contará com o benefício de 85% de crédito presumido no saldo devedor de ICMS pelo prazo de pelo menos 10 anos. Os incentivos fiscais e toda nossa política de atendimento às empresas que estão expandindo ou se instalando em Pernambuco é o nosso foco”, pontuou Roberto Abreu.

Tramontina Porcelana surgiu a partir de pesquisas de mercado iniciadas em 2014. Desde então, a marca iniciou esforços para produzir internamente e estampar o próprio nome em conjuntos conhecidos como louça branca, de material nobre. “O segmento apresenta poucos fabricantes no Brasil e, por isso, há ampla demanda hoje não absorvida com a oferta existente. Observamos aí uma grande oportunidade, principalmente para mercados de grande volume, como hotéis e restaurantes”, afirma o diretor da Tramontina, Rui Baldasso.

Atualizado às 15h45

Leia também:

Audiência do caso Braskem acontece hoje na Holanda para decidir jurisdição do processo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -