O Governo da Paraíba anunciou a construção de uma rodovia praticamente do zero para viabilizar a ligação entre comunidades produtoras de arroz e milho e os centros consumidores de Sousa, Patos e Cajazeiras, no Sertão do estado. A obra contempla a pavimentação dos 17,75 quilômetros da PB-387, abrangendo os municípios de Uiraúna, Vieirópolis e Lastro, incluindo o acesso ao distrito de Quixaba. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no primeiro semestre de 2025.
O período de obra para um trecho de menos de 20 quilômetros se justifica, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), porque será necessário fazer a terraplanagem do trajeto, atualmente tomado por barro e poeira, e a construção de galerias de drenagem. Em seguida, será feita a aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD), a camada de revestimento asfáltico, além da sinalização horizontal e vertical e da instalação de defensas metálicas e de cercas delimitadoras da faixa de domínio.
O investimento na implantação viária é de R$ 22,1 milhões dos cofres públicos estaduais, beneficiando cerca de 20 mil pessoas. Mas o maior ganho apontado pelo Governo da Paraíba é na facilitação do escoamento da produção agrícola dessas localidades, que ganhará em tempo de deslocamento – deve levar pouco mais de dez minutos em um percurso que hoje dura quatro vezes mais – e com uma infraestrutura que vai amenizar prejuízos mecânicos aos veículos em decorrência do mau estado da rodovia atualmente.
Além disso, a estrada dá acesso à BR-230, principal conexão entre os municípios sertanejos e o litoral. “É uma rodovia que vai modernizar e ampliar a infraestrutura rodoviária estadual, promovendo o desenvolvimento socioeconômico no Sertão do estado, ampliando e melhorando a malha rodoviária pavimentada estadual, reduzindo o tempo de viagem e os custos de transportes, além de melhorar a qualidade de vida da população residente em toda a área de influência da rodovia”, explica o engenheiro do DER e gestor da obra, Otacílio Mangueira.
Estados focam em rodovias importantes para a economia
O investimento da Paraíba nessa rodovia se junta a outras iniciativas de esforço das gestões estaduais nordestinas em destravar gargalos históricos em rodovias importantes para a economia local. O Governo de Pernambuco anunciou há poucos dias, por exemplo, ter recuperado 800 quilômetros de estradas desde janeiro de 2023, por meio de investimentos que totalizam R$ 1,5 bilhão. Entre os destaques, os primeiros 100 quilômetros da BR-232, que é federal, mas está concedida ao estado até 2027 e é a principal rota entre o Interior e a capital.
Também estão nesse rol a PE-499, conhecida como a Estrada da Cebola, em Terra Nova, no Sertão, que beneficia mais de 45 mil moradores, a PE-45 e a PE-75, na Zona da Mata, também fundamentais para o escoamento da produção agrícola, e a entrega da duplicação de 7,7 quilômetros da BR-104, que dá acesso ao Polo de Confecções do Agreste.
Em maio, o Ceará celebrou a melhora de índices de qualidade do pavimento das rodovias locais após aportes de R$ 1,3 bilhão em cinco anos. Atualmente, o estado realiza obras em 343 quilômetros de estradas, por meio da aplicação de R$ 612 milhões em recursos, além de ter outros R$ 800 milhões ainda previstos.
No Rio Grande do Norte, R$ 128 milhões estão sendo aportados em três frentes de trabalho voltadas a corredores turísticos, o que, segundo associações ligadas ao segmento, está proporcionando um alento para operadores e turistas após 30 anos de espera.
Já na Bahia, o governo anunciou, em junho, R$ 12,5 milhões em aportes na pavimentação de vias de acesso ao Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. O objetivo é melhorar a infraestrutura de um polo onde estão instaladas cerca de 400 empresas, que gera 15 mil empregos diretos e no entorno do qual residem 135 mil pessoas.
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