O Ceará deu início, nesta quarta-feira (10), à retomada das rotas aéreas regionais depois de dois anos paralisadas por causa da pandemia da covid-19. Serão quatro novos voos ligando Fortaleza aos municípios de Crateús, Iguatu, São Benedito e Sobral. A malha, que será operada pela Azul, passa a funcionar a partir de novembro, em plena alta estação.
Serão nove frequências semanais realizadas por aeronaves Cessna Grand Caravan com capacidade para transportar até nove passageiros mais tripulação. Os voos iniciais estão previstos para 7, 8 e 9 de novembro decolando da capital cearense com destino a São Benedito, Iguatu, Crateús e Sobral, respectivamente.
Conforme cronograma divulgado pelo governo cearense, os voos para São Benedito acontecerão às segundas e quintas-feiras à noite/madrugada. Na mesma faixa de horário, mas às terças-feiras e sextas-feiras, serão as ligações com Iguatu, e às quartas-feiras e domingos, para Crateús. Já o trajeto entre Fortaleza e Sobral, terá frequências no início da manhã das segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras.
“Estou muito feliz com essa presença da Azul no Ceará, que se fortalece aqui com novas rotas aéreas, ampliando o acesso para cidades e regiões importantes. Mas que também fomenta o turismo interno do nosso Estado e satisfaz os cearenses ao facilitar esses deslocamentos”, afirmou a governadora do Ceará, Izolda Cela, durante o anúncio oficial.
Com as quatro cidades que serão incorporadas à malha da Azul, o Ceará passa a ter oito destinos servidos pela companhia, com ligação direta com Fortaleza. Dos 11 aeroportos cearenses, sete já são atendidos pela empresa. A inclusão das novas operações fará com que a Azul tenha, em média, 21 decolagens diárias no Ceará, sendo sete realizadas pela Azul Conecta, que cumpre as rotas regionais.
“Com esse anúncio chegamos a 156 destinos, e, como a Azul tem esse DNA de aviação regional, a gente pretende chegar a 200 cidades atendidas no Brasil. A partir de segunda-feira (15), a gente começa a venda dos bilhetes para as novas cidades cearenses atendidas, que se juntam a Jericoacoara, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Aracati”, disse o diretor de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo.
Leia também: