
A Unipar Carbocloro inaugurou nesta quinta-feira, 3, sua nova unidade fabril no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, com um investimento total de R$ 234 milhões. Essa unidade é o primeiro projeto greenfield da empresa fora do estado de São Paulo e foi projetada para atender à crescente demanda por produtos como ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica, especialmente no contexto do avanço do saneamento básico na região
Financiado pelo Banco do Nordeste (BNB), o empreendimento representa um passo estratégico para o fortalecimento da indústria química na região Nordeste. A empresa é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior de PVC na América do Sul.
Com foco em inovação, sustentabilidade e atendimento ao mercado regional, a nova unidade ampliará a produção de insumos essenciais para diversos setores, como saneamento básico, papel e celulose, alimentos e bebidas, tratamento de água e indústria química. A planta terá capacidade para produzir anualmente 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 toneladas de hipoclorito de sódio. Também serão instalados equipamentos voltados à produção de matérias-primas para o agronegócio.
Unipar: planta diferenciada
A planta foi concebida com tecnologias voltadas à sustentabilidade, incluindo sistemas de recuperação de energia para produção limpa de vapor e redução de emissões de CO₂. O investimento também contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva local e o aumento da competitividade do polo industrial baiano.
“Este empreendimento reúne três pilares: social, ambiental e financeiro. Utilizamos energia renovável, geramos impacto positivo nas comunidades e contamos com o apoio de um parceiro estratégico como o Banco do Nordeste, essencial para viabilizar esse avanço”, destacou Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar.
Por vídeo, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou do evento: “Com o Regime Especial da Indústria Química (REIQ), já anunciamos mais de R$ 750 milhões em investimentos no setor. Agora, com a chegada da Unipar ao Nordeste, fortalecemos ainda mais a indústria de transformação, que cresceu 2,5% na região no último ano”, afirmou.
Leia também:
ANTT investigará a BAMIN por possível descumprimento contratual na Fiol 1