O Assaí Atacadista, aproveitando o boom do atacarejo no Nordeste, chega ao primeiro trimestre de 2024 com oito novas lojas 100% em operação na região, no Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Pernambuco e Maranhão. O movimento da companhia acontece num cenário em que o setor cresce em velocidade vertiginosa, ocupando o espaço deixado pela crise que abateu hipermercados e supermercados nos estados nordestinos.
Na guerra por esse espólio, o Assaí é seguido por concorrentes com disposição para a briga, como o Novo Atacarejo (Minas Gerais) e o Grupo Mateus (Maranhão), dono da bandeira de atacarejo Mix Mateus. Em 2023, a rede maranhense atingiu a marca de 257 lojas no Norte e Nordeste. O Assaí, no entanto, está longe de se intimidar diante do avanço dos adversários.
A inauguração mais recente da rede aconteceu em dezembro passado, quando foram iniciadas boa parte das operações da unidade localizada na badalada praia de Ponta Negra, em Natal (RN). Foi a segunda ativação de loja do Assaí no estado em três meses, sucedendo a abertura um atacarejo em Mossoró, cidade com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) no mercado potiguar.
No Ceará, também foram inauguradas duas lojas, ambas em Fortaleza, localizadas no Montese e Cais do Porto. Expansão da mesma ordem aconteceu em Pernambuco, com ativação de unidades em Recife (Benfica) e Olinda. A Bahia, por sua vez, ganhou uma novo atacarejo da rede, em Salvador (Paralela), e o Maranhão em São Luís (Angelim).
Essas unidades, superada a curva inicial, estão agora funcionando plenamente, com quadro de pessoal completo e prontas para impulsionar os negócios do Assaí na região, num momento em que a bandeira ganha tração em todo o país.
Assaí Atacadista mostra agressividade
Num contexto em que o varejo passa por uma reestruturação drástica no país e no Nordeste em especial – com a saída do Carrefour da Bahia e Ceará – o Assaí tem demonstrado um apetite impressionante não apenas na região, mas particularmente nos estados nordestinos.
Em 2023, a rede abriu 27 unidades, das quais 19 distribuídas entre o Sudeste (sete no Rio de Janeiro), Centro-oeste e Sul. O Nordeste respondeu por 30% das ativações, atrás apenas do Sudeste.
Nesse plano de expansão, que gerou sete mil novos postos de trabalho, 17 inaugurações foram transformações dos pontos de hipermercados adquiridos pelo Assaí em 2021 – como o antigo Extra do Benfica, em Recife – e 10 foram unidades orgânicas (construídas do zero).
Essa mudança vai muito além da maior capilaridade. A estratégia do Assaí agora é outra. Antes, a bandeira tinha presença majoritariamente em bairros periféricos. Agora, o crescimento está voltado para áreas centrais das grandes cidades. As novas unidades de Natal, Recife e Fortaleza exemplificam essa nova orientação dos negócios.
“Estamos ampliando o acesso das pessoas e atendendo a todas as classes sociais”, afirma o Assaí, sem revelar o investimento na expansão recém-concluída. A rede soma atualmente 288 pontos de venda em 24 estados mais o Distrito Federal. Para 2024, estão previstas 15 novas unidades cuja localização ainda não foi anunciada. Outras 20 lojas estão programadas para 2025.
Quem é o Assaí Atacadista?
O Assaí Atacadista foi fundado pelo empresário Rodolfo Jungi Nagai, em 1974, na cidade de São Paulo. O foco da empresa, criada sob o conceito de atacado de autosserviço (ou cash & carry), era o atendimento a clientes dos segmentos de micro e pequenas empresas.
A bandeira pertencia ao GPA até 2021, quando foi realizado seu IPO. Atualmente, é a única empresa do segmento listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sob o ticker ASAI3. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE).
Quais as novas lojas do Assaí Atacadista no NE?
- Rio Grande do Norte = 2 em Natal e Mossoró
- Ceará = 2 em Fortaleza
- Pernambuco = 2 em Recife e Olinda
- Bahia = 1 em Salvador
- Maranhão = 1 em São Luís
Leia mais sobre Assaí Atacadista
Assaí abre 335 vagas de emprego para nova loja no Recife
Em Campina Grande, Assaí inicia a conversão das antigas lojas Extra no Nordeste