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Principal seguradora da Bahia reposiciona sua marca

Sguradora Alba, Bahia
Solon Barretto, diretor comercial e de operações da Alba Seguradora/Foto: divulgação

A tradicional Companhia de Seguros Aliança da Bahia reposicionou sua marca passando a chamar-se Alba Seguradora. A mudança está associada a uma nova fase da empresa, que conta com 153 anos de atividades.

Fundada na Bahia no Segundo Reinado, quando teve a sua primeira apólice de seguro marítimo autorizada pelo imperador Dom Pedro II, a tradicional empresa atravessou as várias fases da República brasileira e guerras mundiais, sobrevivendo a inúmeras moedas e crises econômicas. Agora se renova com a transformação digital e inicia um novo ciclo como Alba Seguradora em tempo de globalização, conectividade e inteligência artificial.

O reposicionamento da empresa acompanha o momento de expansão do mercado de seguros no Brasil, que tem previsão de cresce 10% este ano, de acordo com a Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg).

Com consultoria da Ernst Young, foi realizado um estudo de mercado e iniciado o desenvolvimento do projeto que gerou a Alba Seguradora. A nova fase, a Alba Seguradora restabelecerá operações com novos focos. “Se antes atuávamos fortemente em grandes riscos, agora a meta é atender à demanda de distribuição de seguros massificados”, informa o diretor comercial e de operações, Solon Barretto.

O executivo explica haver relevância nos ramos de riscos pessoais, atendendo também ao mercado em riscos patrimoniais. O ramo prestamista e o produto de garantia estendida são também estratégicos.

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Lançamento

O lançamento oficial da Alba Seguradora para o mercado, será no próximo dia 06 de junho, em Salvador. Inicialmente a prioridade da Alba Seguradora é a região Nordeste. A ideia é que a expansão para outras regiões do país se realize paulatinamente num processo de capilarização programada.

Para Solon Barretto, o potencial de mercado brasileiro de seguros é muito grande. Segundo ele, menos de 10% da população tem seguro de vida individual, afora também o baixo índice dos demais produtos quando comparado a outros países. O crescente interesse pela educação financeira do povo brasileiro é um fator estimulador do mercado de seguros, que movimenta atualmente 6% do PIB nacional, de acordo com a CNSeg. Em 2022, o setor faturou – excluindo-se DPVAT, saúde complementar e previdência – cerca de R$ 160 bilhões.

Pioneirismo da seguradora

A Companhia Aliança da Bahia assegurou a construção da então maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional, em 1978. A solidez, reputação e excelência técnica da companhia também lhe habilitou a ser sócia do Banco do Brasil na seguradora Aliança do Brasil, cuja participação posteriormente foi vendida à Mapfre Seguros.

“Com seu know-how centenário, a Aliança da Bahia colaborou decisivamente para a montagem da sólida estrutura da BB Seguridade, uma das líderes atuais do mercado”, diz o diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenaseg), Danilo Silveira, acrescentando: “A Alb traz um diferencial peculiar que alia a tradição de quem participou de momentos marcantes da história nacional a uma operação ajustada às novas tecnologias”.

Fundada em 1870, como Companhia Aliança de Seguros Marítimos, depois Companhia de Seguros Aliança da Bahia, a Alba Seguradora herda a experiência de 153 anos e se renova no Século XXI com base financeira sólida e sustentável, estrutura organizacional bem definida, atualização tecnológica e uma equipe qualificada, com profissionais experientes em todas as áreas, desde a subscrição de riscos até a gestão de sinistros, passando pela análise atuarial e de investimentos.

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