- Publicidade -

Equatorial amplia rede no Sertão de Alagoas com obra de R$ 30 milhões

Obra da Equatorial em Piranhas deve reforçar o fornecimento de energia para cerca de 100 mil pessoas em sete municípios
- Publicidade -
Ouvir o Artigo Gerando áudio…
~3:26
  1. Equatorial inicia construção de subestação de R$ 30 milhões no Sertão alagoano para expansão elétrica.
  2. Nova subestação Cânions em Piranhas abastecerá cerca de 100 mil pessoas em sete municípios sertanejos.
  3. Obra inclui duas linhas de distribuição de alta tensão partindo de Delmiro Gouveia e Olho d'Água.
  4. Equatorial investirá R$ 707 milhões em Alagoas durante 2026 em infraestrutura energética estruturante.
  5. Grupo já aplicou R$ 2,9 bilhões no estado desde assumir concessão em 2019 com perspectiva de 20 anos.
Equatorial Alagoas
Grupo Equatorial assumiu gestão da energia em Alagoas em 2019 e pretende investir em 2026 cerca de R$ 700 milhões no estado. Foto: Divulgação

A Equatorial Alagoas iniciou a construção de mais uma subestação de energia elétrica para abastecer municípios do Sertão. A obra terá um investimento de R$ 30 milhões e faz parte do conjunto de investimentos previstos para o estado em 2026. A data da conclusão da obra ainda não foi divulgada.

Segundo anunciou a companhia, a nova subestação Cânions está sendo construída no distrito de Piau, em Piranhas, e quando estiver pronta vai abastecer cerca de 100 mil pessoas nas cidades de Piranhas, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Inhapi, Olho D’Água do Casado, Água Branca e São José da Tapera.

Durante visita técnica realizada na última quarta-feira (20), o presidente da Equatorial Alagoas, Sérgio Oliveira, confirmou que o empreendimento contempla ainda a construção de duas linhas de distribuição de alta tensão, que vão energizar a subestação Cânions. Uma das linhas partirá de Delmiro Gouveia, enquanto a outra terá origem em Olho d’Água das Flores. A obra foi apresentada a empresários locais e gestores estaduais e vai garantir o fornecimento elétrico em uma região do estado que vem recebendo novos empreendimentos.

A previsão da Equatorial é que a nova subestação terá capacidade operacional de garantir fornecimento de energia elétrica por 20 anos.

“Em 2026, estamos realizando o maior investimento da história da Equatorial em Alagoas. Serão mais de R$ 707 milhões aplicados ao longo do ano em diversas obras estruturantes, incluindo a construção de novas subestações e a ampliação das unidades já existentes e esse é o nosso compromisso com os alagoanos”, frisou o gestor.

O diretor técnico da Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), Edvaldo Nascimento, também acompanhou a visita técnica e destacou a necessidade do acompanhamento contínuo de obras estruturantes que impactam diretamente a população alagoana.

 “A Arsal acompanha de perto investimentos estratégicos como este, que contribuem para a expansão da infraestrutura energética do estado, promovendo mais segurança no fornecimento e melhoria na qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.

Subestação Canions Equatorial
Subestação Cânions, em Piranhas, vai possibilitar abastecer 100 mil pessoas pelos próximos 20 anos no Sertão alagoano. Foto: Equatorial Alagoas

Equatorial amplia rede elétrica em Alagoas

O grupo assumiu o controle da distribuição de energia elétrica em Alagoas em 2019 e segundo balanço divulgado em abril, a Equatorial já investiu R$ 2,9 bilhões no estado. Para 2026, estão previstos mais  de R$ 700 milhões e estão previstas linhas de transmissão, subestações e alimentadores.

Somente em 2025, a distribuidora destinou R$ 14 milhões para obras na capital Maceió, R$ 4 milhões no Litoral Norte, R$ 5 milhões no Litoral Sul e R$ 5 milhões no Sertão alagoano para melhorar a qualidade do serviço.

Além da subestação de Piranhas, a Equatorial prevê entregar ainda em 2026 a subestação Arapiraca. O empreendimento recebeu R$ 35,3 milhões em investimentos e terá capacidade instalada de 26,6 MWA, que possibilitará atender à demanda crescente da região Agreste, impulsionada pelo setor comercial, polos de serviços e pelo avanço da construção civil.

Segundo antecipou a companhia, a subestação será equipada com tecnologia moderna, automatização e novos alimentadores, garantindo mais segurança e estabilidade no fornecimento de energia para os municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Taquarana e Coité do Noia.

Leia Mais: Quadrilhas mudam rotas e alvos e NE chega a 20% dos roubos de carga no país

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -