
A Equatorial Alagoas iniciou a construção de mais uma subestação de energia elétrica para abastecer municípios do Sertão. A obra terá um investimento de R$ 30 milhões e faz parte do conjunto de investimentos previstos para o estado em 2026. A data da conclusão da obra ainda não foi divulgada.
Segundo anunciou a companhia, a nova subestação Cânions está sendo construída no distrito de Piau, em Piranhas, e quando estiver pronta vai abastecer cerca de 100 mil pessoas nas cidades de Piranhas, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Inhapi, Olho D’Água do Casado, Água Branca e São José da Tapera.
Durante visita técnica realizada na última quarta-feira (20), o presidente da Equatorial Alagoas, Sérgio Oliveira, confirmou que o empreendimento contempla ainda a construção de duas linhas de distribuição de alta tensão, que vão energizar a subestação Cânions. Uma das linhas partirá de Delmiro Gouveia, enquanto a outra terá origem em Olho d’Água das Flores. A obra foi apresentada a empresários locais e gestores estaduais e vai garantir o fornecimento elétrico em uma região do estado que vem recebendo novos empreendimentos.
A previsão da Equatorial é que a nova subestação terá capacidade operacional de garantir fornecimento de energia elétrica por 20 anos.
“Em 2026, estamos realizando o maior investimento da história da Equatorial em Alagoas. Serão mais de R$ 707 milhões aplicados ao longo do ano em diversas obras estruturantes, incluindo a construção de novas subestações e a ampliação das unidades já existentes e esse é o nosso compromisso com os alagoanos”, frisou o gestor.
O diretor técnico da Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), Edvaldo Nascimento, também acompanhou a visita técnica e destacou a necessidade do acompanhamento contínuo de obras estruturantes que impactam diretamente a população alagoana.
“A Arsal acompanha de perto investimentos estratégicos como este, que contribuem para a expansão da infraestrutura energética do estado, promovendo mais segurança no fornecimento e melhoria na qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.

Equatorial amplia rede elétrica em Alagoas
O grupo assumiu o controle da distribuição de energia elétrica em Alagoas em 2019 e segundo balanço divulgado em abril, a Equatorial já investiu R$ 2,9 bilhões no estado. Para 2026, estão previstos mais de R$ 700 milhões e estão previstas linhas de transmissão, subestações e alimentadores.
Somente em 2025, a distribuidora destinou R$ 14 milhões para obras na capital Maceió, R$ 4 milhões no Litoral Norte, R$ 5 milhões no Litoral Sul e R$ 5 milhões no Sertão alagoano para melhorar a qualidade do serviço.
Além da subestação de Piranhas, a Equatorial prevê entregar ainda em 2026 a subestação Arapiraca. O empreendimento recebeu R$ 35,3 milhões em investimentos e terá capacidade instalada de 26,6 MWA, que possibilitará atender à demanda crescente da região Agreste, impulsionada pelo setor comercial, polos de serviços e pelo avanço da construção civil.
Segundo antecipou a companhia, a subestação será equipada com tecnologia moderna, automatização e novos alimentadores, garantindo mais segurança e estabilidade no fornecimento de energia para os municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Taquarana e Coité do Noia.
Leia Mais: Quadrilhas mudam rotas e alvos e NE chega a 20% dos roubos de carga no país










