
O Porto de Antuérpia, na Bélgica, escolheu o Porto de Maceió para realizar uma missão técnica para compartilhar conhecimento de gerenciamento de resíduos plásticos no oceano. A iniciativa tem parceria com a Organização Marítima Internacional e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
A comitiva estará em Maceió entre os dias 18 e 20 de maio e cumpre agenda internacional que compõem as ações do programa internacional GloLitter, iniciativa global de combate ao lixo plástico nos oceanos.
Único eleito entre todos os portos da América Latina, o terminal marítimo de Maceió vai compartilhar suas experiências no gerenciamento de resíduos e preservação do ambiente marinho.
O Porto de Maceió informou que esta etapa do programa terá como foco estudos de viabilidade técnica e econômica para aprimorar as Instalações de Recepção Portuária (PRF), responsáveis pelo recebimento de resíduos provenientes das embarcações. O trabalho será desenvolvido em parceria com o Porto de Antuérpia, referência mundial em gestão portuária e sustentabilidade.
O projeto prevê ainda a coleta de dados estatísticos dos últimos anos sobre escalas de navios e entrega de resíduos, além da elaboração de relatórios técnicos que deverão ser concluídos até setembro de 2026.
O Porto de Antuérpia, localizado na Bélgica, é consolidado como uma das principais referências mundiais em gestão portuária e sustentabilidade. Além de sua relevância no comércio global, o terminal belga destaca-se pela liderança em projetos de preservação ambiental e eficiência operacional, servindo de modelo internacional para a modernização da infraestrutura marítima e o gerenciamento de resíduos nos oceanos.

Porto de Maceió aumenta gestão de resíduos plásticos
Atualmente, o Porto de Maceió já conta com operação de recebimento de resíduos por meio de empresas especializadas responsáveis pela gestão de plásticos, lodo e resíduos domésticos enquadrados no Anexo V da Convenção MARPOL. Houve aumento da quantidade de resíduos transportados nos últimos dois anos. Segundo a administração do terminal, o volume de resíduos plásticos recebidos no porto passou de 36m³ em 2023 para 73m³ em 2024.
Durante a visita técnica, especialistas internacionais irão realizar reuniões com representantes do setor portuário, órgãos ambientais e operadores, além de inspeções nas instalações existentes e levantamento de dados operacionais. A expectativa é que os estudos resultem em propostas estruturadas de investimento para fortalecimento da gestão de resíduos no terminal alagoano.
O administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda, destacou a importância da participação do terminal no programa internacional. “Estar inserido em um projeto dessa dimensão coloca o Porto de Maceió em evidência nas discussões globais sobre sustentabilidade marítima. Além do intercâmbio de conhecimento técnico com especialistas internacionais, essa parceria fortalece nossa gestão ambiental e contribui para aprimorar cada vez mais as estruturas de recebimento e gerenciamento de resíduos portuários”, afirmou.
Já o coordenador ambiental do Porto de Maceió, Aldo Flores, ressaltou que o projeto representa um avanço importante para as políticas ambientais do terminal.
“Essa iniciativa fortalece o compromisso do Porto de Maceió com a prevenção da poluição marinha e com a construção de soluções sustentáveis para o setor portuário. O acesso a experiências internacionais e metodologias modernas amplia nossa capacidade técnica e contribui diretamente para uma operação mais eficiente e ambientalmente responsável”, destacou.
Leia mais:
Alagoas tenta revitalizar produção de laranja-lima no Vale do Mundaú
Balança comercial de Alagoas tem déficit de US$ 118,1 milhões em 2026










