- Publicidade -

Dantas defende menos dependência dos EUA e união de estados no Consórcio NE

Governador de Alagoas tomou posse como presidente do Consórcio Nordeste e falou em ações prioritárias de sua gestão
- Publicidade -
Posse governador Paulo Dantas Consórcio Nordeste
Paulo Dantas assumiu presidência do Consórcio Nordeste durante solenidade em Maceió, nesta quinta-feira (05) Foto: Edvan Ferreira

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi empossado presidente do Consórcio Nordeste, durante solenidade realizada em Maceió, nesta quinta-feira (5). Dantas defendeu a cooperação entre os estados de forma igualitária e falou em promover ações para desenvolver parcerias internacionais que deixem o Nordeste menos dependente dos Estados Unidos.

A solenidade foi realizada durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária dos Governadores e Governadoras em 2026. Desde quarta-feira (4), secretários estaduais, ministros de estado e governadores dos nove estados nordestinos, se reúnem discutir agendas sobre infraestrutura, logística, descarbonização da frota, ações culturais para o Nordeste, além de debates sobre mercados internacionais.

O novo presidente do Consórcio Nordeste destacou que sua gestão terá entre as prioridades a promoção de ações voltadas para o turismo e melhoria da conectividade aérea na região. Durante coletiva, Paulo Dantas destacou que alguns estados sofrem com escassez de voos que conectem a outras regiões do país, o que prejudica o turismo e o desenvolvimento.

“É um grande desafio que temos pela frente. Ontem a Câmara do Turismo apresentou projetos de promoção, de marca conjunta e de fortalecimento de nossa malha aérea. Nós queremos superar essas dificuldades [de conexão aérea] juntos”, disse.

Já com relação a parcerias internacionais, Paulo Dantas frisou a importância de atrair parceiros, citando a necessidade do debate da agenda de energia limpa e de conectividade. “Nós ainda somos muito dependentes dos Estados Unidos nesta área, que é tão importante para o desenvolvimento, para a inovação, conectividade, digitalização. Um governo eficiente com dados nas mãos tem condições de tomar melhores decisões. Então vou atuar para desenvolver esta frente”, disse.

Consórcio não vai privilegiar estados, diz Dantas

Dantas ressaltou que dará continuidade ao trabalho que foi desempenhado pelos seus antecessores. Ele também afirmou que vai atuar para não haver privilégios entre os estados, além de desenvolver ações que promovam emprego, oportunidades, atraia oportunidades para o setor produtivo e recursos privados que fortaleçam o PIB da região.

“O consórcio vai atuar como instrumento de cooperação entre os nove estados. Vamos aliar as agendas em comum para que os estados avancem de maneira conjunta. O Consórcio tem desempenhado uma função muito importante ao longo dos anos. A defesa do pacto federativo, da democracia, da agenda integrada, projetos arrojados e demonstrando para o Brasil que o Nordeste é forte e faz parte das soluções do Brasil”, disse Paulo Dantas.

Ele também destacou esforços para desenvolver agendas propositivas fundamentadas em três eixos: desenvolvimento humano, econômico e acesso ao crédito. “Isso inclui logística, energias renováveis, produção de gás natural, ampliação da nossa malha aérea, fortalecimento da educação no interior”, comentou.

Paulo Dantas Consórcio Nordeste posse
Paulo Dantas destacou integração entre estados e falou de pautas prioritárias para sua gestão à frente do Consórcio Nordeste. Foto: Pei Fon/ Agencia Alagoas

Coordenadores de Câmaras Temáticas conhecem diretrizes da nova gestão

Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira (05) os coordenadores das 18 Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste conheceram as novas diretrizes da gestão do novo presidente do Consórcio.

O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, afirmou que o objetivo do governador Paulo Dantas é não apenas acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas Câmaras Temáticas, mas também estabelecer uma dinâmica alinhada ao modelo de gestão adotado no Governo de Alagoas.

“Nós já tivemos reuniões de seis câmaras temáticas ontem (quarta-feira), com a participação do governador em todas elas, e hoje fazemos este encontro com todas as câmaras temáticas para orientar a dinâmica de sua gestão”, explicou.

Segundo Gabas, o governador Paulo Dantas está bastante empenhado em garantir que as Câmaras Temáticas não apenas deem continuidade aos trabalhos desenvolvidos em 2025, mas também intensifiquem suas ações em 2026.

“Temos um ano atípico, um ano eleitoral, com prazos reduzidos e mais apertados, mas nosso grande esforço é fazer com que o Consórcio continue cumprindo suas tarefas, executando suas funções, cuidando de seus arranjos administrativos, de gestão e das melhores práticas”, afirmou.

Leia Mais: Gás chega ao Araripe em março com investimento inicial de R$ 60 mi

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -