
Depois do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ter o mandato suspenso por seis meses, por decisão da maioria da Câmara dos Deputados, a ex-senadora alagoana Heloísa Helena (PSOL-RJ) assumirá a cadeira durante o período. Ela é a primeira suplente da federação PSOL-Rede e ficará no cargo enquanto a suspensão de Glauber por quebra de decoro parlamentar estiver vigente.
O deputado Glauber Braga protagonizou na última terça-feira (9) uma confusão generalizada na Câmara dos Deputados ao ocupar a Mesa Diretora e ficar por duas horas na cadeira do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele protestava contra a votação de sua cassação por agressão a um militante em abril de 2024.
O protesto gerou uma grande confusão e foi necessário a intervenção da Polícia Legislativa no episódio. Jornalistas chegaram a ser retirados do plenário e a TV Câmara cortou a transmissão da sessão durante o tumulto.
No dia seguinte, o plenário da Câmara dos Deputados decidiu por 318 votos a favor,141 contra e três abstenções que o deputado Glauber Braga ficaria suspenso por seis meses.
A primeira suplente para a vaga é a ex-senadora pelo PSOL do Rio de Janeiro, Heloísa Helena, que possui um histórico político em Alagoas. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Heloísa Helena defende o Deputado Glauber Rocha, afirmando que ele é “guerreiro, militante e defensor da classe trabalhadora”.

Heloísa Helena tem histórico político e ajudou a fundar o PSOL
Apesar de voltar ao cenário político representando o PSOL pelo Rio de Janeiro, Heloísa Helena iniciou sua trajetória política em Maceió. Enfermeira e professora universitária, ela teve grande participação em movimentos sociais no estado de Alagoas.
Ela foi candidata pela primeira vez em 1992 e exerceu o cargo de vice-prefeita de Maceió na gestão de Ronaldo Lessa, hoje vice-governador de Alagoas. Em 1994 ela foi eleita deputada estadual em Alagoas, exercendo seu primeiro mandato pelo Partido dos Trabalhadores.
Em 1996 ela disputou a prefeitura de Maceió após romper politicamente com Ronaldo Lessa, mas ela acabou derrotada no segundo turno por Katia Born.
Em 1998 ela foi a primeira mulher eleita senadora por Alagoas, sendo também a mais votada do estado. Ela ganhou notoriedade nacional pelas duras críticas ao governo de Fernando Henrique Cardoso e pela defesa de pautas sociais. Ela chegou a ser vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado e tornou-se voz da oposição ao governo FHC.
Em 2002, ela teve grandes embates com o presidente Lula, se posicionando na ala mais radical do PT e no seguinte, Heloísa Helena foi expulsa do partido sob o argumento de não cumprir deliberações da bancada governista e de liderar atos públicos contra o governo Lula.
Após o rompimento com o PT, Heloísa foi uma das lideranças que ajudou a fundar o PSOL em 2005 e se tornou crítica ao Partido dos Trabalhadores. Com isso ela concorreu à presidência da República em 2006 pela Frente de Esquerda constituída por PSOL, PSTU e PCB, ficando em terceiro lugar.
Heloísa Helena ainda foi eleita, em 2008, vereadora por Maceió e após algumas tentativas de candidatura ao senado, ajudou a criar o partido Rede Sustentabilidade, onde teve embater com a atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Desde 2022, Heloísa Helena tem se mantido como suplente da federação que reúne Rede e PSOL pelo Rio de Janeiro.
Leia mais: Verde Alagoas investirá R$ 148 mi em saneamento no norte do estado em 2026










