
O Porto de Maceió foi um dos destaques do setor portuário brasileiro ao receber os selos Impulso Verde 2025 e Pró-Clima, concedidos pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), durante evento realizado nesta quarta-feira (8), em São Luís, capital do Maranhão. Além da capital alagoana, também foram reconhecidos os portos de Suape, em Pernambuco, o de Itaqui, no Maranhão, e a Companhia Docas do Ceará.
As certificações reforçam o compromisso dos portos nordestinos com práticas sustentáveis e com a agenda de transição para uma economia de baixo carbono, alinhada aos desafios globais de enfrentamento das mudanças climáticas.
De acordo com a Administração do Porto de Maceió, os selos são resultado de uma série de ações voltadas à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e à melhoria na gestão ambiental. Entre as iniciativas estão o incentivo à eficiência energética, manejo responsável de resíduos e adesão a práticas operacionais mais sustentáveis.
“Temos trabalhado para que o Porto de Maceió seja cada vez mais sustentável, com medidas que vão desde a gestão adequada de resíduos até o incentivo à inovação. Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, destacou Aldo Flores, coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental do porto.
Ele também ressaltou que o reconhecimento nacional é um incentivo para a continuidade das ações. “Nosso objetivo é consolidar o Porto de Maceió como referência em sustentabilidade no Nordeste”, completou.
As certificações Impulso Verde 2025 e Pró-Clima são entregues a portos e terminais que apresentam avanços concretos na gestão ambiental e na descarbonização das operações logísticas. A seleção considera critérios como inovação, responsabilidade ambiental e redução comprovada de emissões.

O Porto de Suape recebeu o Selo Pró-Clima 2025, na categoria Diamante, o mais alto nível da premiação. Para o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, a conquista do Selo Pró-Clima é um marco no novo ciclo de desenvolvimento do complexo.
“Esse reconhecimento traduz o esforço da nossa equipe e dos parceiros em colocar Suape na vanguarda da sustentabilidade portuária. Investir em práticas de descarbonização é investir no futuro do setor e na responsabilidade ambiental que o mundo exige”, destacou o gestor.
O coordenador de Assistência Social e Gestão Fundiária de Suape, Paulo Teixeira, representou a estatal no evento, incluindo a solenidade de entrega da premiação.
O Porto de Itaqui também foi agraciado com o Selo Pró-Clima Diamante. Em 2024, o Itaqui havia conquistado o selo ouro. Neste ano, com o diamante, o porto demonstra avanços nas metas ambientais.
“A pauta da descarbonização é prioritária no Porto do Itaqui. A partir do nosso plano, que é pioneiro entre os portos públicos no Brasil, nosso porto se antecipa aos desafios climáticos e busca alcançar o engajamento de toda a cadeia logística a partir de marcos para a transição energética no setor portuário”, destacou a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa.
Portos premiados com os selos Impulso Verde e Pró-Clima
O reconhecimento foi concedido durante o 2º Encontro da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, que reúne especialistas, gestores e autoridades do setor em um debate técnico sobre sustentabilidade, com foco na redução da pegada de carbono nas operações portuárias.
Além do Porto de Maceió, foram certificados os seguintes portos e terminais do país: Companhia Docas do Ceará (CE), Porto de Itaqui (MA), Porto de Suape (PE), Portonave (SC), Porto do Açu (RJ), Porto Sudeste (RJ), Santos Brasil (SP), Transbrasa (SP), Vportos (ES), Terminal Marítimo de Ponta da Madeira – Vale (MA), Super Terminais (AM), Portos RS (RS), Docas de São Sebastião (SP) e os portos de Paranaguá e Antonina (PR).
Leia Mais: Cultivo pioneiro de sorgo impulsiona produção de etanol em Alagoas










