- Publicidade -

Codevasf vai construir casa do mel no Sertão de AL e impulsionar apicultura

Casa do mel terá investimento de R$ 455 mil e se soma a outras iniciativas na região
- Publicidade -
Traipu ganhará casa do mel construída pela Codevasf
Apicultura tem ganhado força em municípios do Sertão alagoano com iniciativas da esfera pública e privada. Foto: Seagri Alagoas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) autorizou a construção de uma Casa do Mel no município de Traipu, no sertão alagoano. O investimento, de R$ 455 mil, faz parte de um pacote de obras de infraestrutura e desenvolvimento regional que totalizam R$ 23,3 milhões, anunciados em agenda no estado.

“A Codevasf é grande parceira dos municípios alagoanos e investe recursos federais para trazer qualidade de vida e dinamizar a economia local, criando oportunidades de trabalho e renda”, afirmou o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares.

A nova unidade contará com dois blocos — um para processamento e outro para apoio administrativo — com salas de higienização, decantação e envase, estocagem e expedição, além de áreas para recepção de melgueiras, almoxarifado, carga e descarga, escritório e banheiros. A expectativa é que o espaço amplie a capacidade de beneficiamento do mel produzido na região, garantindo padrão de qualidade e abrindo novas oportunidades comerciais para os apicultores locais.

Os R$ 23,3 milhões anunciados pela Codevasf contemplam também obras de pavimentação e apoio logístico a municípios do sertão. Em Traipu, além da Casa do Mel, será executada a pavimentação de 27,5 mil m² de vias, no valor de R$ 3,12 milhões. No município de Água Branca, a ordem de serviço prevê a pavimentação de 21 mil m² de vias entre as comunidades Serra dos Cavalos e Tingui, com aplicação de CBUQ e investimento de R$ 2,5 milhões.

Em Pão de Açúcar, a Codevasf entregou uma van, adquirida por R$ 222 mil, para reforçar ações de desenvolvimento rural. Durante a agenda, o superintendente regional da companhia também anunciou cerca de R$ 17 milhões para pavimentação em Pão de Açúcar, Olho d’Água das Flores, São José da Tapera, Delmiro Gouveia e Mata Grande.

Cadeia apícola ganha novo reforço com casa do mel

A Casa do Mel de Traipu chega para somar forças à cadeia apícola no sertão alagoano, que já conta com estruturas e projetos voltados à qualificação técnica e à valorização do produto. Um exemplo é o Centro Xingó, em Piranhas, gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). O espaço abriga um apiário demonstrativo e uma Casa do Mel modelo-escolar, reinaugurada em 2023, que já beneficiou 331 pessoas com aulas práticas, cursos e visitas técnicas.

No local, produtores e estudantes aprendem desde o manejo seguro no apiário até as etapas de recepção das melgueiras, desoperculação dos alvéolos, centrifugação, filtração, decantação e envase do mel, utilizando equipamentos adequados e seguindo normas sanitárias. A unidade funciona como referência para apicultores que desejam modernizar seus processos e acessar mercados mais exigentes.

Além das iniciativas públicas, a apicultura no sertão também é fortalecida por ações de organizações privadas e sociais. É o caso do projeto Polinizando o Sertão, da empresa alagoana Beeva Brazil, que capacitou jovens e produtores em municípios como Delmiro Gouveia, Pariconha e Pão de Açúcar. O programa promoveu formação técnica, acompanhamento e inclusão produtiva, com investimento de R$ 500 mil via emendas parlamentares.

Expansão e potencial da própolis vermelha em Alagoas

Conhecida por suas propriedades medicinais e alto valor agregado, a própolis vermelha de Alagoas é única no mundo devido à presença exclusiva da planta Dalbergia ecastophyllum, o “Rabo-de-Bugio”, encontrada nos manguezais do estado. Hoje, a produção está presente em 14 municípios, com previsão de expansão para 22 por meio de ações da União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas (Uniprópolis). A entidade também distribui mudas da planta para criar um “cinturão vermelho” no litoral, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

própolis vermelha de Alagoas
Própolis vermelha produzida em Alagoas é referência e já é exportada para outros países. Foto: Divulgação

Segundo o presidente da Uniprópolis, Mário Agra, “há estudos que indicam municípios onde há grande potencial de produção de algumas modalidades de própolis. Ao longo do litoral alagoano, indo de Maragogi a Coruripe, a incidência de manguezais favorece a produção da própolis vermelha, mas o estado também vem produzindo própolis a partir da Baccharis, que origina a própolis verde, e há ainda produção de própolis da jurema preta.”

Além do litoral, estudos da Uniprópolis indicam potencial para ampliar a produção para áreas do sertão, incluindo municípios como Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado e Piranhas. Essa diversificação pode gerar novas oportunidades econômicas para produtores da região, especialmente com o suporte de estruturas como a Casa do Mel de Traipu.

Com a instalação da Casa do Mel, Traipu se posiciona como um novo polo de beneficiamento no Sertão alagoano. Segundo a Codevasf, a estrutura permitirá melhor aproveitamento da produção, redução de perdas e maior valorização do mel no mercado. Associada a programas de capacitação e a outras ações de infraestrutura, a iniciativa tem potencial para gerar empregos, fortalecer o arranjo produtivo local e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável.

Leia mais: Agroindústria alagoana transforma coco em produtos “chiques” para fitness

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -